top of page
  • Foto do escritorAlves Lima

Tendências para o mercado imobiliário em 2023

Deseja ficar por dentro das tendências para o mercado imobiliário em 2023? Esse texto tem a missão de te ajudar com isso!

Tendências para o mercado imobiliário em 2023


Um bom corretor de imóveis deve estar sempre se atualizando. A cada ano as tendências para o mercado imobiliário mudam e para conseguir alavancar suas negociações, você deve estar atento a elas.


As tendências vão além da estética do imóvel, questões arquitetônicas e de decoração. É muito importante que você tenha interesse nisso também, pois os clientes gostam daquilo que está em alta.


No entanto, as tendências para o mercado imobiliário não são apenas as partes físicas do empreendimento, também estão relacionadas a sua forma de atender, quais são as atuais necessidades dos clientes e as avaliações socioeconômicas.


Quer saber quais são as tendências para o mercado imobiliário em 2023? Fique até o final!


Tendências para o mercado imobiliário: o que esperar em 2023?

Para que você consiga impulsionar suas negociações e transformá-las em vendas, seguir essas tendências é uma chave importante! Vejamos então quais são elas:


Vendas no digital


Não é uma tendência que está começando em 2023, o mundo digital está cada vez mais presente no mercado imobiliário, e se você ainda não está com uma marca fortalecida no digital, está na hora de você fazer isso!


Atualmente as pesquisas por imóveis são, em sua maioria, feitas de maneira online, quando há o interesse, o possível comprador agenda uma visita.


Tudo está cada vez mais modernizado, isso é inegável, agora as casas podem ser visitadas à distância por meio de tours 3D que alguns aplicativos oferecem. Há anos atrás você imaginaria isso acontecendo?


Mas, mesmo se você não tiver acesso às tecnologias mais inovadoras do mercado imobiliário, o celular está em suas mãos e pode ser um forte aliado nessa conquista de clientes no virtual! Com ele, você pode:


  • Elaborar vídeos mostrando os imóveis e suas qualidades

  • Realizar atendimentos personalizados com os clientes

  • Mostrar pessoas que já foram atendidas por você para passar confiança

  • Falar mais sobre você e suas atribuições como corretor, não ser só mais um no meio das redes


O ideal é que você tenha um perfil bem gerenciado nas redes como TikTok, Instagram e Facebook para que mais pessoas cheguem até você. Caso você não tenha conhecimento sobre isso, você pode pedir ajuda a alguém ou contratar um social media, o importante é não ficar com o perfil parado!


Casas boas para morar e não só para dormir


Depois do lockdown em 2020, muitas pessoas se adaptaram e amaram estar em casa. Logo, as pessoas estão buscando por casas mais confortáveis para viver.



Então, se as pessoas buscam casas para moradia, o ponto-chave são casas confortáveis, e, segundo a mesma pesquisa, aumentou o número de procura por casas maiores.


Além disso, muitas pessoas utilizam as casas para descansar e curtir, porém, a pandemia também mudou o modelo de trabalho de muitas delas, fazendo com que diversos trabalhadores exercessem seus serviços de casa: home office.


E esse é um dos motivos pelos quais compradores preferem uma casa melhor, já que passam boa parte do dia em nela. Com toda certeza, casas confortáveis para viver e trabalhar é uma das tendências para o mercado imobiliário em 2023.


Casas inteligentes e sustentáveis


Uma das maiores tendências do mercado imobiliário são as chamadas casas inteligentes.


Uma casa inteligente não é nada mais do que uma casa automatizada, pode ser uma fechadura digital (que deixa a casa mais segura), comando por voz para ligar eletrodomésticos, câmeras ligadas aos celulares, todos esses são exemplos de maneiras de tornar uma casa inteligente.


Se um imóvel proporcionar isso para o cliente, possivelmente atrairá mais interessados e, posteriormente, mais compradores reais.


Além da tecnologia, outra grande oportunidade são casas que visam ser mais sustentáveis. Essa sustentabilidade pode ser por meios que exigem mais investimentos, como energia solar ou maneiras mais simples: casas com maior iluminação natural para economizar energia, calhas que reaproveitam a água da chuva, janelas para evitar uso de ventiladores/ar-condicionados.


Quanto à arquitetura, o que faz sucesso?


Como já falamos anteriormente, uma das grandes tendências para o mercado imobiliário são casas mais confortáveis para viver. Em 2023, a arquitetura irá seguir essa mesma linha de raciocínio.


Vejamos algumas tendências:


  • Cores mais aconchegantes para transmitir leveza

  • Ambientes integrados para gerar sensação de conforto

  • Móveis retrô para despertar memórias afetivas

  • Iluminação natural com janelas e portas de vidro

  • Ambientes arejados e com ventilação

  • Maior presença de plantas pela casa e pelo jardim para trazer a natureza para dentro do lar


Gostou de saber? Acompanhe aqui um texto sobre o Metaverso e o mercado imobiliário, tendência certa em 2023 na tecnologia!


65 visualizações
bottom of page