top of page
  • Foto do escritorAlves Lima

Corretor, descubra como identificar o perfil de cliente com 5 dicas para não errar

Corretor, descubra como identificar perfil de cliente com nossas 5 dicas e nunca mais erre no atendimento

Corretora de imóveis conversando com o cliente
Como identificar o perfil de cada cliente

Identificar o perfil do cliente é importante para qualquer área de vendas, mas na venda de imóveis pode ser ainda mais significativo, afinal, é um bem de valor elevado.


Aqui você vai ver os principais perfis de clientes de imóveis e entender melhor como identificá-los rapidamente. Confira!


Perfil de cliente de imóvel


Dentre os perfis de clientes do mercado imobiliário, podemos citar os três principais, onde com certeza você irá reconhecer algum.


Investidor


O perfil de investidor é um dos mais exigentes, afinal, o corretor de imóveis precisa saber tanto quanto ele para conquistá-lo. Eles sempre pensam a frente, em seus lucros e na possibilidade de valorização. Esse cliente busca informações e ao apresentar todas as possibilidades de lucro no negócio, o corretor pode conquistá-lo.


Esse perfil é mais direto e busca por estatísticas, números e informações que trarão boas perspectivas sobre o imóvel.


Sabe tudo


O perfil sabe tudo pesquisou bastante sobre imóveis e por isso está afiado quanto às informações. Por essa razão, costuma questionar muitas coisas, responder ele próprio a algumas perguntas e contestar mais do que o necessário.


Às vezes acham que sabem mais do que o corretor, por isso, para atendê-lo é importante estar informado. Tenha jogo de cintura e paciência, não tente provar que sabe mais do que ele, e se fizer isso, faça do jeito certo, sem grosseria ou deboche.


Família


Esse é um dos melhores clientes para trabalhar, pois é muito interessado na qualidade de vida da família. Por isso, seus interesses serão o conforto, lazer, segurança e demais itens que sejam importantes para seus familiares.


Esse cliente costuma analisar muito bem suas escolhas, pois precisa pensar em seu parceiro e/ou filhos. Além disso, é necessário um pouco de paciência, gentileza e uma boa relação.


Além desses perfis também existem os perfis: realista, sonhador, indeciso, aposentado, solteiro e divorciado, dentre outros.


Dica: evite julgar o perfil logo no primeiro contato. Use nossas dicas para identificar e saber como agir.


5 Maneiras de identificar o perfil do cliente de imóvel


Identificar o perfil do cliente é crucial para que o corretor consiga:


  • Dar um atendimento mais personalizado;

  • Economizar tempo otimizando o processo de busca;

  • Focar na prioridade de cada um;

  • Maior satisfação do cliente;

  • Facilitar a negociação; e

  • Construir relacionamento.

Veja 5 dicas para identificar o perfil do cliente de imóveis.

  • Ouvir mais do que falar

O primeiro contato com todo cliente deve ser feito com total atenção para o corretor não perder as dicas nas entrelinhas. O corretor irá fazer as perguntas costumeiras, como a quantidade de quartos, metragem e banheiros que o cliente procura, mas também é importante abrir outras questões. Algumas dessas questões incluem orçamento, bairros favoritos, o que ele espera do imóvel, dentre outras.


Sabendo melhor das necessidades e desejos do seu comprador, com certeza, terá sucesso em entender o perfil do cliente.


  • Crie perguntas para segmentar

Segmentar funciona como guardar os clientes em caixinhas, por isso, tente separar as características que fazem dele determinado perfil.


Como você poderá separar esses clientes? Crie as perguntas certas para segmentar e entender quais as necessidades do cliente e como trabalhar com ele.


Uma pergunta que ajuda a segmentar, por exemplo, é: o que você espera do apartamento?


  • Descubra quais os seus planos e objetivos

Saber quais são os planos e objetivos do cliente ajuda muito na hora de escolher as melhores opções para ele.


Simplifique o processo e pergunte o que ele busca em um imóvel e quais os objetivos dele. Por exemplo, um cliente família pode querer um apartamento maior porque a família está crescendo ou se for investidor vai falar que pretende comprar para alugar ou quer comprar na planta para vender quando estiver pronto.


  • Orçamento

Ao questionar sobre o orçamento é possível entender muito do perfil do cliente. Portanto, tente sempre descobrir qual valor ele tem em mente.


Vale a pena lembrar que essa pergunta pode parecer invasiva, por isso, após conhecer melhor a pessoa, encontre a maneira correta de perguntar.


Uma boa forma de questionar é: “você tem algum valor em mente? Assim posso encontrar os melhores imóveis para o seu orçamento”.


Dependendo de como essa pergunta for respondida, o corretor poderá entender em que perfil poderá encaixar o comprador.


Os imóveis também segmentam


Conhecendo imóveis também é possível entender qual o tipo de cliente prefere determinadas características.


Por exemplo, imóveis com uma metragem maior, com mais quartos e área de lazer costumam atrair mais o perfil de cliente família.


Imóveis compactos, modernos, com opções tecnológicas atraem investidores, realistas, divorciados, solteiros e casais jovens na compra do primeiro imóvel.


Com a sua experiência de corretor, com certeza, saberá encaixar que tipo de cliente vai gostar de determinado imóvel, assim como que tipo de imóvel atrai qual categoria de cliente.


Essas foram as nossas dicas de hoje para você, nosso amigo corretor!


Já pensou em uma parceria com a Alves Lima? Nossos imóveis são sinônimos de qualidade e se encaixam em vários perfis de clientes. Fale conosco e saiba como funciona nossa parceria clicando aqui.


15 visualizações

Comments


bottom of page