top of page
  • Foto do escritorAlves Lima

6 ações para valorizar o imóvel e vender rápido

Atualizado: 24 de out. de 2022

Planeja vender seu apartamento ou casa? Separamos 6 dicas para valorizar o seu imóvel e vender rápido. Confira!



6 coisas que você precisa fazer para valorizar o imóvel e vender ou alugar mais rápido


Muitos imóveis passam muito tempo no mercado empacados e os proprietários não entendem por que isso acontece. Na maioria das vezes, soluções simples podem fazer muita diferença e acelerar a venda. Confira 7 coisas que vão valorizar o seu imóvel para vender por um preço maior ou alugar mais rápido.


1. Renove a pintura


Caso não tenha renovado a pintura nos últimos meses, é muito importante que faça isso antes de vender. Naturalmente, após um tempo as paredes costumam ficar manchadas em pontos de maior contato, por exemplo, próximo a interruptores. Além disso, em alguns locais pode estar descascada, com arranhões ou sujeiras decorrentes do tempo e condições da construção.


Com a pintura feita, a casa fica bem mais bonita e com ar de nova, mesmo que não seja.


2. Faça pequenos reparos


Antes de colocar à venda, também é importante observar se é necessário realizar alguns reparos. Esses reparos podem ser consertos hidráulicos e elétricos, troca de tomadas e interruptores para modelos mais novos, reparos estruturais e acabamentos a amostra que podem atrapalhar a venda.


Caso seja necessário fazer reformas maiores, por exemplo, trocar todo o sistema elétrico ou o piso, você deve verificar se é mais vantajoso fazer a obra ou baixar um pouco o valor durante a negociação.


3. Valorize a fachada


A fachada será a primeira impressão do imóvel se falamos de casa, mas se falamos de apartamento isso acontecerá no local que o possível comprador verá primeiro.


Assim, tente deixar a fachada com revestimento bem acabado, sem poluição visual, muros quebrados ou outros itens que tiram o aspecto atrativo do imóvel. Essa reforma nos acabamentos fará toda a diferença na valorização do imóvel e isso pode ser feito com um investimento pouco expressivo.


4. Mantenha o local sempre limpo e pronto para receber uma visita


É necessário manter o imóvel sempre limpo e arejado e isso é algo muito simples de resolver, pois basta deixar o imóvel fechado após a limpeza. Para resolver o cheiro de imóvel fechado, principalmente se for mobiliado, chegue sempre pelo menos 30 minutos antes da visita do cliente, e deixe o ambiente aberto, recebendo ventilação.


Também pode ser interessante usar aromatizantes de ambientes, com cheiros mais sutis.


5. Despersonalize o imóvel


É importante que o possível morador visite o imóvel e consiga se imaginar vivendo ali e isso fica muito difícil quando o apartamento já possui uma marca registrada nele. Muitas vezes quando moramos em um imóvel, queremos que ele tenha a nossa cara e que passe para as pessoas que o visitam, muito do que somos e gostamos.


Por essa razão, muitas vezes escolhemos cores mais fortes, decorações mais específicas ou mudamos as composições para adaptar ao nosso gosto pessoal. No entanto, esses itens podem soar estranhos ou muito fortes para outras pessoas.


Isso quer dizer que, ao visitar o apartamento, o possível comprador não conseguirá pensar em como ele próprio irá colocar a sua personalidade ali, ou seja, as chances de essa pessoa comprar um imóvel em que ele não se imagina transformando em seu lar, se tornam muito pequenas. Dito isto, tente ao máximo despersonalizar o lar, deixando como um quadro em branco. Para isso, pode usar cores pastéis ou mais neutras, como bege, cinza e branco. Além das paredes, se houver itens de decoração mais marcantes como cortinas de cores fortes como vermelho, por exemplo, a melhor opção pode ser retirar.

Quanto mais a casa parecer clara e clean, mais fácil de imaginar uma vida sendo construída ali.


6. Use o home staging


O home staging é uma técnica utilizada desde a década de 70 nos Estados Unidos e países da Europa. Nada mais é do que criar uma decoração que pode sair muito mais agradável ao comprador. Explicando melhor, é possível criar uma decoração muito convidativa e que cause um impacto positivo na impressão do visitante.


Algumas das características dessa técnica são:


Deixar um bom espaço para circulação, tirando móveis das passagens para que as pessoas não esbarrem e possam caminhar mais livres entre os cômodos.

  • Usar cores neutras e tons harmônicos;

  • Deixar a iluminação natural entrar e usar de iluminação artificial como lustres e luminárias;

  • Utilizar espelhos para ampliar os ambientes mais compactos;

  • Despersonalizar, que já falamos anteriormente, também faz parte das técnicas de home staging.


Com as dicas que trouxemos aqui, você encontrará um comprador muito mais rápido.


Adquira um empreendimento da Alves Lima


Além de seguir as nossas dicas, é muito importante contar com uma construtora com tradição, confiança e qualidade como marcas principais.


Assim, adquira um imóvel com qualidade de acabamento, projeto inteligente e materiais nobres na construção. Isso tudo faz com que você já comece com um imóvel valorizado e que não tenha nenhum problema para vender no futuro, caso esse seja seu plano, pois são pensados para uma vida inteira.



34 visualizações
bottom of page