• Alves Lima

Vale a pena comprar apartamento na planta? Confira as vantagens e desvantagens

Muitas pessoas se perguntam se vale a pena comprar apartamento na planta, afinal, existem diversos aspectos em que ainda possuem duvidas, como os custos e se há desvantagens no processo.


Hoje nós trazemos as vantagens e desvantagens e respondemos a essa pergunta. Confira.



Desvantagens de comprar apartamento na planta


Taxa de evolução de obra


Caso a compra do apartamento na planta seja financiada, é necessário pagar as taxas de evolução de obra.


Essa taxa se refere aos juros dos valores repassados para a construtora, afinal, as obras já foram iniciadas e as parcelas do financiamento propriamente dito só começarão a ser pagas após a entrega das chaves.


Caso o apartamento na planta não seja financiado, não haverá taxa de evolução de obra.


Prazo de entrega


Quando se compra um apartamento na planta, existe um prazo de entrega para a construção. Esse prazo pode ser curto ou mais longo, dependendo do andamento em que as obras estão no momento da compra.


Caso a ansiedade seja um problema para você, o tempo de obra poderá ser uma desvantagem. Por outro lado, pode ser uma oportunidade para se organizar e preparar todos os detalhes para a mudança, por exemplo, novos móveis e a decoração.


Vantagens de comprar apartamento na planta


Preço mais baixo


Comprar um apartamento na planta pode ser bem mais barato do que comprar um imóvel pronto. Isso acontece porque ao comprar na planta você dá um voto de confiança, além disso, os imóveis costumam se tornar mais valorizados após algum tempo, principalmente se estão localizados nos bairros mais nobres.


Confira aqui como saber se o preço de um imóvel condiz com a realidade.


Imóvel novo


Nada melhor do que receber um apartamento novinho ao realizar o sonho da casa própria, afinal, será como uma tela em branco pronta para ser pintada.


Isso evita um dos principais problemas ao comprar um imóvel usado, as reformas. Os gastos com a decoração serão menores também, afinal, não precisará desfazer a decoração do antigo dono e isso acontece principalmente quando os donos colocam sua personalidade no apartamento.


Mais tempo para o planejamento


A construção de um edifício residencial vendido na planta pode demorar em torno de 18 a 36 meses para ficar pronta. Durante esse prazo os compradores podem aproveitar para comprar os itens que precisarão, por exemplo, novos eletrodomésticos.


Além disso, será o tempo necessário para cotar itens como móveis projetados e serviços de mão de obra que possa precisar para deixar do jeitinho que sempre sonhou.

Esse tempo é ótimo para planejar-se financeiramente também, principalmente se for a primeira casa.


Personalização


Como falamos anteriormente, ao receber um apartamento novo, recebe uma tela em branco. Isso dá a possibilidade de personalizar do jeito que imagina o lar dos sonhos.

Isso pode não acontecer ao comprar um imóvel usado, pois donos anteriores costumam colocar suas personalidades nele e para deixar do jeito que quer pode ser necessário mais reformas, por exemplo.


Além da decoração propriamente dita, em alguns casos pode ser possível personalizar o apartamento antes da entrega, por exemplo, fazer uma troca de piso ou alterar medidas.

No entanto, isso pode ser feito apenas em alguns tipos de construção, mas também dependerá da construtora.


Essas são as principais vantagens de comprar apartamento na planta.


Fique de olho nesses detalhes ao comprar apartamento na planta:


Além de saber das vantagens e desvantagens de comprar um apartamento na planta, é importante observar alguns detalhes cruciais para evitar possíveis problemas. Confira:


Escolha bem a construtora


Esse talvez seja o aspecto mais importante a observar, afinal, ao comprar na planta estará dando um voto de confiança. Se escolher a construtora errada pode ter problemas como atraso na entrega ou receber um apartamento com qualidade que não esperava, por exemplo, com materiais diferentes do prometido ou acabamento de má qualidade.


O que observar antes de escolher a construtora:


Veja o que as pessoas têm a falar sobre ela. Verifique nota e comentários no Google e no Reclame Aqui. Lá poderá encontrar os principais problemas que os compradores tiveram e verificar. Vale lembrar que também é importante saber filtrar os comentários.


Analise os imóveis entregues por ela anteriormente


Verifique se já houve atrasos consideráveis ou se já deixou de entregar algum empreendimento.


É importante escolher com sabedoria, pois muitos problemas podem ser evitados escolhendo uma construtora de confiança.


Atrasos na entrega


Qualquer tipo de obra pode enfrentar problemas com a data de entrega, afinal, podem ocorrer imprevistos, por exemplo, condições do clima e recebimento de materiais por fornecedores.


Ao efetuar a compra você saberá qual o prazo de entrega e ao ocorrer atrasos por mais de seis meses, os proprietários devem ser indenizados com multa, segundo a lei.


Afinal, vale a pena comprar imóvel na planta?


Como você viu nas vantagens e desvantagens que trouxemos aqui, vale muito a pena comprar um apartamento na planta. Você poderá pagar um preço melhor, personalizar muitos aspectos e ainda possui tempo para se planejar melhor.


Quer um imóvel na planta com a qualidade que só a Alves Lima oferece? Clique aqui e conheça o futuro lançamento ALL - Alves Lima Living.


116 visualizações0 comentário