• Alves Lima

Como saber se o preço anunciado do imóvel condiz com a realidade?

Atualizado: 27 de jun.

​Imóveis são bens com valores muito significativos. Além disso, é uma compra de extrema importância, por isso é fundamental que você analise e tome cuidado com o processo de compra. Afinal, você não quer pagar a mais, mas também não quer pagar muito barato e arriscar ter problemas maiores no futuro. ​Aqui nós vamos dar dicas de como saber se o preço anunciado do imóvel condiz com a realidade. Confira!

Por que conferir se o preço anunciado do imóvel condiz com a realidade?


Saber o preço real de um imóvel é importante para quem quer comprar, mas também para quem quer vender.

Se o seu caso é comprar, sem saber se o preço anunciado condiz com a realidade você pode estar fazendo um péssimo negócio. Afinal, você vai pagar mais caro e se pretende vender um dia, também pode sair perdendo.

Caso você queira vender, ofertar um imóvel com o valor acima do mercado é sinônimo de empacar.

Vem saber com a gente como identificar se o preço condiz com a realidade


Localização


A localização é crucial na hora de analisar se o preço condiz com a realidade, pois, dois imóveis exatamente iguais teriam preços diferentes apenas mudando de endereço.


Isso acontece porque alguns bairros são mais valorizados, por conta da infraestrutura, facilidades, acesso fácil para outros locais, comodidade e praticidade do dia a dia.


Comércios, ruas largas e asfaltadas, praças e linhas de transporte público, por exemplo, também valorizam uma localidade. Por isso, não adianta comparar um imóvel em um bairro valorizado com um imóvel em um bairro não tão valorizado, pois o metro quadrado também tem seu valor, literalmente.


Conservação e acabamentos


Mesmo imóveis localizados no mesmo bairro podem ter preços diferentes. Isso acontece porque também é preciso analisar o estado de conservação. Alguns imóveis mesmo antigos possuem um ótimo estado de conservação enquanto outros mais novos podem apresentar problemas.


Por isso, o preço precisa ser condizente com o estado de conservação. Além disso, também é necessário observar os acabamentos, afinal, quanto melhor o acabamento, mais valorizado o imóvel será.


O que é acabamento em imóveis?


Como o nome precede, o acabamento em imóveis está relacionado a etapa de finalização de uma construção, ou seja, revestimentos de pisos e paredes, pinturas, esquadrias e a qualidade na qual esses itens foram instalados.


Além da qualidade na construção, os acabamentos também estão relacionados a qualidade dos itens incluídos nessa fase. Por exemplo, uma construção que usa porcelanato nos acabamentos será mais valorizada do que um com azulejo.


Complemento/características


As características do imóvel também podem ser muito relevantes para a composição de preços, por exemplo, um imóvel com mais quartos, banheiros e uma varanda será mais valorizado.


Além dos itens do próprio imóvel, há também as características do condomínio. Confira o que a área de lazer possui, como piscina, campo de futebol, academia, brinquedoteca e sauna, por exemplo.


Para analisar o condomínio também verifique a convivência dos moradores e a taxa de inadimplência, pois o valor da taxa pode acabar aumentando para cobrir os prejuízos.


Documentação


Nem sempre o mais barato é a melhor opção. Além de analisar tudo que nós listamos aqui, também é importante conferir se a documentação do imóvel e do vendedor estão regulares e em dias.


Analisando a documentação do vendedor, do imóvel e do cônjuge você consegue saber se tudo está na legalidade e saber que não terá nenhum prejuízo no futuro.


Pesquisa de mercado


A maneira mais eficaz de identificar o preço de um imóvel é pesquisando os outros empreendimentos na região.

No entanto, nessa pesquisa você também deve diferenciar entre as tipologias, afinal, não pode comparar casa com apartamento, por exemplo. Assim como também não pode comparar preço de um imóvel financiado, com um comprado a vista ou por consórcio.


Mas o que pesquisar?


Para uma pesquisa bem-sucedida, você deve pesquisar imóveis com a mesma característica, por exemplo, localização, quantidade de quartos, casa com casa, apartamento com apartamento, novo ou usado etc.


O preço de imóveis com as mesmas característica devem ser bem próximos, no entanto, você deve observar mesmo os detalhes mais simples, por exemplo, acabamentos e materiais usados.


Confiança


Após analisar todos esses detalhes, você também deve escolher sempre uma empresa de confiança. Isso faz com que você evite pagar um preço abusivo ou pagar barato e receber a conta mais tarde.

Agora você já sabe como conferir se o preço oferecido pelo imóvel condiz com a realidade.

Quer comprar um imóvel com tudo que você precisa e ter toda a confiança que a Alves Lima oferece? Clique aqui e escolha.

24 visualizações0 comentário