top of page
  • Foto do escritorAlves Lima

10 motivos para investir em apartamentos compactos

Apartamentos compactos são uma tendência nas grandes cidades por trazerem um estilo de vida mais minimalista, com mais praticidade e comodidade. Além de serem uma boa opção de moradia, os apartamentos compactos também são ótimos para investir e aqui vamos dar 10 razões para isso. Confira.



O que são apartamentos compactos?


São considerados apartamentos compactos aqueles que possuem uma metragem reduzida, por exemplo, de 45m² a 50m².


Eles têm se tornado uma alternativa cada vez mais escolhida para as grandes cidades, afinal, são mais fáceis de limpar, possuem boa localização, modernidade, área de lazer completa e muitas vantagens para os moradores.


Esse tipo de moradia caiu no gosto do público mais jovem e de famílias menores, atraindo cada vez mais adeptos, sendo uma ótima opção de investimento.


Veja 10 razões para investir em apartamentos compactos:


Gasta menos para mobiliar


Apartamentos compactos possuem uma metragem menor, mas também uma planta otimizada. Isso possibilita que os proprietários mobíliem gastando bem menos do que gastariam em um apartamento maior.


Assim, caso queira comprar para alugar ou dar uma valorizada a mais no imóvel antes de vender, já terá um investimento menor com a mobília, mas encherá os olhos dos possíveis inquilinos ou compradores.


Uma alternativa aos flats


Os flats são apart-hotéis muito utilizados em hospedagens por temporada e ficam localizados principalmente em partes turísticas das cidades. Enquanto isso, os apartamentos compactos também são ótimos para hospedagens com períodos mais curtos, funcionando bem para quem busca boa localização e praticidade.


Assim, é uma ótima opção para quem prefere lucrar com esse tipo de locação.


Ofertas de lazer e serviços que enchem os olhos


Outra coisa que chama atenção em apartamentos compactos é que normalmente possuem diversas comodidades no condomínio e área de lazer mais completa, trazendo itens como bicicletário, storage, mercado, pet place, academia, coworking, lavanderia, piscina etc.


Em localizações mais privilegiadas, os condomínios de apartamento amplos costumam ser mais tradicionais e não trazem as mesmas facilidades e, embora tenham, o custo será muito maior em relação aos apartamentos compactos.


Fácil de alugar e revender


A oferta de comodidades, boa localização, planta inteligente, infraestrutura e o preço em si, fazem com que esse tipo de apartamento seja muito fácil de revender ou alugar.


Assim, não tem prejuízos com a manutenção do local enquanto está vazio, afinal, provavelmente estará sempre alugado e quando precisar revender, também não terá problemas.


Mais modernidade


Esse tipo de moradia costuma trazer as soluções mais modernas, tanto no que se refere à tecnologia quanto a soluções mais práticas. Alguns exemplos são espaços de coworking, kids place, delivery space, mercado autônomo, academia, bicicletário, plantas inteligentes, soluções sustentáveis e muito mais.


Por isso, enchem os olhos de interessados em alugar ou comprar imóveis mais modernos.


Alta valorização


Apartamentos compactos possuem espaço em todos os mercados, mas principalmente no mercado de alto padrão. Pensados para o futuro, possuem soluções sustentáveis, práticas e com design avançado.


Isso não mudou na pandemia, afinal, segundo o Sindicato Patronal de Habitação de São Paulo – Secovi-SP, aproximadamente 75% dos 50 mil apartamentos lançados na Capital em 2021 possuíam no máximo 45m².


Assim, se é uma tendência, a procura deverá continuar a ser alta.

Rentabilidade em poucos anos


Esse tipo de imóvel é uma tendência do mercado imobiliário, em outras palavras, a procura por eles é alta. Assim, é uma opção perfeita para quem quer investir com a venda, pois a valorização do imóvel é garantida, mas também para quem quer investir em locação, afinal, estará sempre ocupado.


Baixo investimento inicial


Apartamentos compactos, embora fiquem em ótimas localizações, possuem o preço mais acessível, afinal, a metragem também é um fator importante na definição do preço.


Assim, caso queira um investimento com custo inicial menor, eles são ótimas opções.


Manutenção mais barata


Os custos normais de um imóvel costumam ser mais baixos para apartamentos compactos também, por exemplo, o IPTU, afinal, a metragem e o preço são calculados para a definição do valor.


Além disso, as manutenções também são mais baratas, como pinturas ou troca de piso, pelo mesmo motivo.


Localização privilegiada


As pessoas querem estar próximas ao trabalho, mas também de restaurantes, comércio e assim ter mais praticidade no dia a dia. Por isso, nesse quesito os apartamentos compactos são muito desejados. Afinal, o aluguel e a compra possuem preços mais acessíveis, mesmo em localizações excelentes.


Assim, com um apartamento compacto fica mais fácil morar em um bairro de alto padrão, mas por um valor mais acessível, sendo uma ótima opção para famílias jovens.


Você pensa em investir em apartamentos compactos e ter todos esses benefícios? Você precisa conhecer o mais novo lançamento da Alves Lima. Clique aqui para saber mais, em primeira mão.


71 visualizações
bottom of page