top of page
  • Foto do escritorAlves Lima

Tendências inovadoras em condomínio: conheça as soluções mais atuais

A necessidade de solucionar problemas ambientais e econômicos com inserção crescente de cidades inteligentes e as novas demandas sociais trazem um questionamento à tona: quais as novas tendências inovadoras em condomínio e o que esperar da moradia no futuro? Se você busca saber mais sobre o assunto, acompanhe no nosso blog!


Tendências inovadoras em condomínio: conheça as soluções que estão transformando a moradia moderna


A cada ano que passa, a tecnologia e o comportamento humano se reinventam e nos possibilitam novas tendências. No mercado imobiliário acontece o mesmo.


Através das demandas geradas por novas formas de comportamento, cuidado com o meio ambiente e adesão, cada vez mais forte, da tecnologia, muitas são as propostas de tendências inovadoras em condomínio.


Essas tendências crescem progressivamente para facilitar as tarefas diárias tanto para síndicos e administradores, quanto para os condôminos.


Serviços como espaço delivery, bicicletas elétricas e até mesmo o espaço de lazer compartilhado são ideias que, um dia, já foram dispensáveis. Hoje, essas práticas e espaços se tornaram comuns em muitos condomínios.


Portanto, os serviços e suas vantagens que vamos apresentar aqui são uma apresentação do que já é a realidade em alguns países, inclusive o Brasil. E a tendência é que esses itens se tornem ainda mais comuns futuramente.


Essas dicas também podem ser interessantes se você tem em vista comprar um imóvel mais sustentável e tecnológico. Boa leitura!


Mas afinal, quais são as tendências inovadoras em condomínio?


Reconhecimento facial, o chamado “Face ID”


Já pensou chegar em casa e só precisar mostrar o rosto para destravar a porta? Uma das tendências inovadoras em condomínios é justamente essa, ligada ao reconhecimento do rosto como uma proteção, a chamada Face ID.


Além de super moderno, esse serviço também é funcional, já que assegura uma maior segurança ao morador e ele não precisa passar por situações desconfortáveis, como precisar deixar as compras no chão para conseguir abrir a porta. Não é incrível?


Mas e se o meu rosto mudar com o passar dos anos? O sistema de Face ID, muito bem programado, obtém um número “x” de características do seu rosto para reconhecer você independente da sua idade.


E você não precisa se preocupar com as visitas. Por meio de um QR Code, é possível liberar a entrada de um visitante sem ter que ir até a porta. Essa solução é muito interessante para festas com muitos convidados.


Sistema de captação de água da chuva


Essa consciência de que a água deve ser usada de forma racional é permanente. Por isso, em novos condomínios já é possível encontrar sistemas de reaproveitamento da água da chuva.


Esse tipo de sistema, além de ser mais barato, é sustentável. Fora que o custo não é elevado para a empresa que irá projetar o imóvel. E quem agradece no final das contas é o planeta.


Serviços compartilhados


A divisão de espaço já é algo comum em condomínios, como em quadras, salão de festas, piscina etc. A evolução desse sistema de compartilhamento é acrescentar aos espaços a divisão de serviços. Como assim?


Uma das tendências inovadoras em condomínios é a disponibilização de carros, bicicletas comuns ou elétricas, patinetes e outros equipamentos de mobilidade para serem usados pelos condôminos em horários marcados.


O compartilhamento como uma tendência também já é muito comum em serviços como Lavanderia, Coworking e Pet Place.


Esses serviços são ainda mais interessantes para apartamentos compactos, que dispõem de espaço limitado para equipamentos domésticos.


Imagina subir todos os dias com aquela bike pesada? Ao ter uma bike prontinha no térreo do condomínio em uma área comum, você não precisa se preocupar com isso.


E sim, mesmo que o apartamento ofereça bastante espaço, o serviço ainda é interessante, pois você pode aproveitar ambientes livres e criar outros ambientes dentro do seu próprio apartamento para a sua família, como um cômodo voltado apenas para cinema e jogos.


Automatização e Internet das Coisas (IoT)


A tal chamada “Internet das Coisas” conecta os objetos aos usuários de forma totalmente remota.


Luzes que acendem sozinhas são exemplos simples e que funcionam em uma automatização bem feita. É possível reduzir a intensidade das lâmpadas e programá-las para desligar e ligar no horário desejado.


Imagine a economia que esse tipo de inteligência pode trazer para o seu apê e para o seu condomínio no geral?


Espaço delivery


Além de facilitar a vida dos moradores, o espaço delivery proporciona maior comodidade e segurança na hora de receber entregas. O espaço é destinado para todo tipo de entrega (comidas, roupas ou qualquer outro tipo).


Com uma estrutura toda projetada, esse espaço facilita tanto para o entregador, que não precisa esperar mais tempo na porta, quanto para o próprio consumidor/ morador, que não precisa ficar ansioso ou preocupado, caso não esteja em casa para receber uma encomenda.


Sim, há uma pessoa responsável para receber essas encomendas e você busca quando puder, sem se apressar ou atrapalhar o que estava fazendo.


Por que as tendências inovadoras em condomínio são importantes?


A necessidade de solucionar problemas ambientais e econômicos com inserção crescente de cidades inteligentes e as novas demandas sociais trazem um questionamento à tona: qual a importância das tendências inovadoras em condomínio?


Cada vez mais, percebemos como as tendências inovadoras em condomínios são importantes para a segurança e comodidade, no morar moderno. Além disso, a chamada “Internet das Coisas” está cada vez mais forte no mercado imobiliário. A ideia de conectar objetos com a internet é crucial para proporcionar uma melhoria na qualidade de vida de quem trabalha ou vive no condomínio.


A ideia de projetar e aplicar as novas tendências inovadoras em condomínio vai muito além da criatividade e da simples venda do imóvel.


Portanto, estar ligado nas novas tendências inovadoras em condomínios é fundamental se você busca uma moradia moderna e que ofereça as melhores soluções não somente para você, mas para o planeta como um todo.


Gostou de saber mais a respeito das tendências para condomínios? Conheça o mais novo lançamento da Alves Lima, o ALL - Alves Lima Living que traz as principais inovações no condomínio. Clique aqui e conheça o ALL.


42 visualizações
bottom of page