top of page
  • Alves Lima

Quais são as taxas para comprar um imóvel?

Atualizado: 9 de jan.

Quais são as taxas que devem ser pagas quando se compra um imóvel? Saiba tudo aqui e evite dores de cabeças.

Comprar um imóvel com certeza é uma conquista! Mas, como todo investimento, é necessário planejamento dos gastos envolvidos.


É preciso ter em mente que o valor do imóvel não é só aquele anunciado pelo proprietário, corretor, site ou onde quer que seja sua fonte de compra.


O custo total de um imóvel agrega algumas taxas ao seu valor bruto, ou seja, o preço que você vê na propaganda.


Essas taxas podem ser impostos, custos de cartório, entre outras. Além disso, elas variam conforme o padrão do imóvel e com o tipo de compra, seja à vista ou financiado.


Quer saber quais são as taxas para comprar um imóvel e se organizar melhor? Continue até o final!


Principais taxas para comprar um imóvel


Apesar de muitas vezes serem esquecidas durante o planejamento, as taxas para comprar um imóvel têm um valor que deve ser previsto no seu orçamento, visto que representam um percentual considerável agregado ao preço do imóvel.


Mas, enfim, quais são as taxas para comprar um imóvel?


Escritura pública


A escritura pública é um documento feito em cartório que oficializa a troca de proprietário, com ela, você registra a compra e venda do imóvel.

Esse documento deve ser solicitado por quem paga à vista. Nesse caso, quando o imóvel for financiado, o contrato do financiamento substitui a escritura pública.


O valor cobrado por essa taxa não é fixo, depende do valor do imóvel e onde ele está localizado.


ITBI


O ITBI, Imposto de Transmissão de Bens, nada mais é o imposto que oficializa a compra do imóvel, a venda só é validada após o pagamento do imposto.


Essa taxa é municipal e não há um valor fixo, depende do que a prefeitura do município definir. Geralmente, essa taxa será, no máximo, até 3% do valor do imóvel.


Em praticamente todas as negociações quem paga o ITBI é o comprador, mas isso pode ser conversado entre ambas partes da negociação.


Registro


Após o pagamento das taxas anteriores, Escritura pública e ITBI, você pode realizar o registro do imóvel.


É nessa taxa que você informa ao cartório quem é o atual proprietário do imóvel. O valor dele varia segundo o Estado, e é bom que você saiba enquanto está negociando para não haver surpresas.


Taxa de corretagem


Normalmente, essa taxa já vem embutida no valor total do imóvel. Além disso, é comum também que o vendedor pague a taxa.


Você deve estar atento se o valor está sendo realmente passado para o corretor, pois muitos vendedores não entregam.


E, além disso, cuidado! A taxa gira em torno de 8% do valor, fique atento quanto a isso!


Taxas de financiamento


O investimento em um imóvel pode ser bem alto e o financiamento é uma maneira de conquistar algo tão grandioso.


Portanto, você deve escolher bem o banco que irá tentar o financiamento, pois as taxas de juros no financiamento variam de banco para banco.


A quantidade de parcelas e o valor da entrada também influenciam muito no valor dos juros que são acrescidos. Por isso, a compra de um imóvel deve ser bem pensada antes.


Vistoria do imóvel


Para aqueles que optam pelo financiamento, a vistoria é obrigatória.


Na vistoria, um engenheiro avalia as condições do seu futuro imóvel e o valor agregado a ele, podendo ser menor ou maior do valor real.


A vistoria é uma ferramenta muito importante para quem está negociando, pois, com ela, você pode ter noções reais das condições do imóvel, para além da beleza.


Planejamento é essencial


Ao iniciar as negociações é crucial que você tenha noção do que você precisará pagar além do valor da casa, como também, o que pode ser dividido com o vendedor.


Comprar um imóvel é um investimento a longo prazo e, com certeza, uma conquista, mas deve haver planejamento dos gastos, para que essa conquista não te dê dores de cabeça.


É ideal também que você procure um corretor de confiança para te ajudar, caso você não tenha total conhecimento e confiança nesse assunto.


Analise todas essas taxas, você consegue observar os valores reais no site do seu Estado. No Ceará, por exemplo, você consegue ver nesta tabela, em outros Estados também é possível encontrar.


Concretize tudo com segurança e planejamento, assim, seu investimento será só sucesso!


Está planejando comprar uma casa? Clique aqui para saber se o preço do imóvel condiz com a realidade.


51 visualizações0 comentário
bottom of page