• Alves Lima

Guia: Como fidelizar clientes no mercado imobiliário

Por saber que ao longo da vida muitas pessoas compram, em média, um imóvel, a maior questão do corretor é: como fidelizar clientes para que eles possam me recomendar para outros que ainda não compraram o apê dos sonhos? Para ajudar a sua empresa a ter clientes fiéis, separamos esse conteúdo especialmente para você.


Ao longo da vida, as pessoas compram, em média, um imóvel. Por isso, a maior questão do corretor é: como criar um relacionamento com meu cliente para que ele possa me recomendar para outras pessoas que ainda não compraram o apê dos sonhos? Para ajudar a sua empresa a ter clientes fiéis, separamos esse conteúdo especialmente para você!


Guia: como fidelizar clientes no mercado imobiliário?


Você sabe como fidelizar um cliente no mercado imobiliário? Em meio a tantas empresas e promessas, é muito importante para o corretor conseguir estabelecer um vínculo forte com o seu cliente para que ele o indique para outras pessoas ou até mesmo, compre outros imóveis em outro momento.


Ter um cliente fiel fortalece a sua marca e gera resultados que podem fazer a diferença na sua imobiliária. Mas qual a melhor forma de fidelizar clientes no mercado imobiliário?

Lembre-se: a propaganda boca a boca ainda é uma das melhores formas de conseguir clientes fiéis e, quanto melhor for a experiência desses clientes, maior é a probabilidade de crescimento da sua empresa.


Para te ajudar a obter a fidelização necessária para a sua empresa, separamos este conteúdo com dicas para que você saiba como fidelizar clientes no mercado imobiliário sem dores de cabeça. Boa leitura!


Por que é importante fidelizar clientes no mercado imobiliário?


Sabe quando você precisa de indicação e alguém te indica uma empresa “x” ou simplesmente, sempre que pode, essa pessoa fala bem de uma empresa com a premissa de que “você precisa conhecer o serviço dessa empresa”? Isso significa que essa pessoa foi conquistada e que é agora uma cliente fiel.


Fidelizar clientes no mercado imobiliário é ainda mais importante e requer uma atenção extra. Isso porque, geralmente, as pessoas não compram uma quantidade excessiva de imóveis, mesmo que ela tenha amado os serviços. Contudo, se essa pessoa satisfeita já comprou um móvel e fala sobre a empresa para outros amigos investidores, aí sim você gera confiança, aumentando as chances de se destacar no mercado imobiliário - que já é um nicho bastante restrito.


Ou seja, fidelizar clientes no mercado imobiliário não diz respeito à frequência com que se compra o produto, mas está relacionado em como as pessoas defendem e indicam a sua marca (serviço) para outros novos possíveis clientes. Justamente por se tratar de bens e serviços de valor mais alto, o que torna necessário trabalhar ainda mais a questão da confiança e marca.



O pilar dessa estratégia é a confiança que o cliente tem por seu serviço ou produto, desenvolvida por um tratamento diferenciado e serviço de excelência. Afinal, quem não quer ter sucesso no seu negócio?


Como conseguir fidelizar clientes no mercado imobiliário?


Mais difícil do que conquistar novos clientes é fidelizar um. Para conseguir esse feito, uma das coisas que você precisa ter em mente é que a venda não termina na compra.

Tratando-se de uma imobiliária, inúmeras são as técnicas que devem ser utilizadas para conseguir retenção no mercado. Uma delas é o pós-venda, mas essa não é a única forma de conseguir trazer o seu cliente mais para perto.


Para conseguir fidelizar clientes no mercado imobiliário de uma forma simples e eficaz, é necessário ter:


Um bom pós-venda


Como já adiantamos um pouco, o pós-venda não deve ser subestimado. Como o próprio nome sugere, pós-venda nada mais é do que um conjunto de ações que você pode realizar com o seu cliente após a compra.

Dessa forma, é interessante o corretor se fazer presente mesmo depois da compra do produto, perguntando como o cliente está no imóvel, se está se dando bem com a vizinhança, além de sempre se mostrar à disposição em caso de existir problemas futuros.

Formas e canais de comunicação para você estreitar laços com o seu cliente:


  • CRM;

  • E-mail marketing;

  • Follow-up;

  • Redes sociais (WhatsApp, Instagram, Facebook, blog etc).


A resposta para essa estratégia é bastante positiva, pois mostra a preocupação com a solução de problemas, com o cliente e não somente com a venda. Ou seja, a humanização do atendimento.


Ética na negociação


Ter ética na negociação é crucial se você visa ser uma empresa reconhecida e deseja fidelizar clientes no mercado imobiliário. Portanto, nunca pense em omitir os aspectos negativos do imóvel ou do investimento financeiro atrelado a ele, mas sim, contornar o que for necessário para o fechamento da venda.


Ao priorizar isso você potencializa a confiança do seu cliente e reforça ainda mais as chances de fidelização do cliente.


Confiança em assuntos imobiliários


Em muitos casos, a confiança é o principal motivo para o fechamento de um contrato. Imagina comprar um imóvel com alguém que não demonstra domínio sobre o tema? Isso vai te deixar no mínimo desconfiado.


Por isso é muito importante que você busque profissionalizar e transformar sua equipe em autoridades no assunto. Além de demonstrar, claro, que sabe sobre as questões técnicas do imóvel ofertado.


Aquele corretor de imóveis que sabe o que responder sobre a estrutura do imóvel, onde ele está situado, como se dá um financiamento e a transação imobiliária, é o corretor que provavelmente será lembrado pelo comprador.


Gostou do nosso conteúdo? No nosso blog temos ainda mais conteúdos como esse para que você melhore o seu desempenho enquanto corretor.

25 visualizações0 comentário