top of page
  • Foto do escritorAlves Lima

6 tipos de clientes de imóveis e como um bom corretor deve lidar com eles

Existem diversos tipos de clientes de imóveis no mercado, no entanto, alguns deles são mais fáceis de reconhecer e traçar uma estratégia. Saiba mais.



6 Tipos de clientes e como um bom corretor deve lidar com eles


Existem diversos tipos de clientes de imóveis no mercado, no entanto, alguns deles são mais fáceis de reconhecer e traçar uma estratégia de venda, assim como saber selecionar os melhores imóveis para apresentar. Nós separamos aqui 6 tipos de clientes e falamos um pouco sobre seus perfis e preferências quando o assunto é moradia.


Leia até o final!


Por que é importante entender mais sobre os tipos de clientes de imóvel?


Cada tipo de cliente exige uma forma de abordagem única, imóveis mais adequados e demandas diferentes. Saber quais são os principais desejos de um nicho e quais são sua s principais características, baseadas no estilo de vida, idade ou família, fará toda diferença na hora de apresentar um imóvel. Além disso, conhecendo bem esses perfis, será mais fácil negociar e convencer sobre a venda.


Confira os tipos de clientes de imóveis e como lidar:


Casais jovens


Recém-casados ou pessoas que estão saindo da casa dos pais para morar juntos fazem parte desse tipo de cliente. Eles costumam preferir imóveis bem localizados, com conveniências e supermercados próximos, e de tamanhos mais compactos.


Normalmente, os casais jovens ainda não sabem como funciona o processo de compra de imóvel exatamente (documentação ou financiamento, por exemplo). Além disso, também pode ser interessante orientar sobre detalhes de pagamentos extras, como taxas de venda e documentação, condomínio, IPTU e assuntos relacionados.


Para atender a esses clientes, o corretor deve se colocar como um ajudante para esclarecer qualquer dúvida e informar sobre todos os detalhes acerca da venda.



Investidores


Os investidores são o tipo de cliente mais desafiador e, principalmente, mais desejado pelos corretores, afinal, podem se tornar clientes recorrentes.


Investidores costumam ser mais decididos e, normalmente, já entendem com clareza os processos de compra e venda de imóveis.


Além disso, eles também podem conhecer bastante o mercado imobiliário local. Sendo assim, o corretor deve agir como um braço direito. Ao atender esse tipo de cliente, é importante estar sempre munido de informações relevantes, além de buscar as jóias do mercado imobiliário, ou seja, grandes oportunidades de investimento, com base em dados.


Com clientes investidores é importante dar um atendimento cinco estrelas, muita atenção, agir como parceiro e ser objetivo, evitando falar mais do que o necessário.


Famílias


As famílias estão normalmente interessadas em espaço, aconchego, lazer, segurança e praticidade. Geralmente gostam de imóveis maiores, com cômodos suficientes para os filhos e para receber outros familiares, sem abdicar do conforto.


Buscam por mais de uma vaga de carro, lazer para as crianças no condomínio ou nas proximidades, como praças, e um bairro em que seja perto ou com fácil acesso ao trabalho e as escolas dos filhos.


Para atender esse tipo de cliente, o corretor deve focar nas necessidades de toda a família, pais e filhos, e escolher opções mais vantajosas para eles. Os bairros escolhidos, normalmente, são aqueles que oferecem mais segurança, lazer e comodidade à vida corrida da família.


Solteiros


As pessoas solteiras buscam muito por praticidade e modernidade. Por isso, buscam por bairros mais badalados, próximos ao trabalho e demais locais da sua rotina, como restaurantes, supermercados, serviços e shoppings.


Empreendimentos mais compactos são muito escolhidos por esse tipo de cliente. Esse tipo de imóvel precisa ser charmoso e com muitas conveniências próximas, pois o cliente solteiro preza por praticidade na rotina.


Recém divorciados


O perfil de clientes divorciados é muito parecido com o de solteiro, porém com algumas pequenas diferenças. A faixa etária é um pouco mais alta, mudando também a preferência quanto à localização. Normalmente, esse tipo de cliente escolhe bairros e ruas mais tranquilos.


Divorciados preferencialmente escolhem empreendimentos menores, mais modernos e com mais conveniência.


Terceira idade


Pessoas com mais idade e já aposentadas optam por mais tranquilidade, praças por perto e serviços facilmente acessados com pouco tempo de caminhada, como: supermercados, padarias e farmácias.


Preferencialmente também escolhem morar próximo aos parentes e ter imóveis de tamanho médio, que supram suas necessidades, em bairros tradicionais. Pessoas com mais idade também preferem que o imóvel tenha mais mobilidade, por exemplo, elevador, barras e rampas. A segurança com certeza é o item de maior importância ao procurar por um imóvel.


Nessa idade também é comum buscar investir. Por isso, se perceber que o cliente possui perfil de investidor, questione sobre isso. Pode valer a pena mostrar empreendimentos estratégicos e em ascenção.


Gostou dos perfis que trouxemos aqui? Quer saber mais sobre outros perfis? Comente aqui.


21 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page