• Alves Lima

Como vender imóveis para investidores? Saiba aqui

Pensando em vender imóveis para investidores? Se sim, é preciso tomar cuidado com alguns pontos. Veja aqui.



Como vender imóveis para investidores? Saiba aqui


Investir em imóveis é uma das formas mais seguras de aplicar dinheiro. Isso acontece porque com eles é possível se proteger da inflação. Além disso, existe a segurança de o imóvel não poder ser confiscado em caso de uma economia instável, o que já aconteceu com a poupança aqui no Brasil no passado.

Além disso, imóveis comerciais ou residenciais sempre possuem demanda de locação, funcionando como uma renda praticamente vitalícia.

Se você é corretor precisa saber como vender imóveis para investidores. Confira nossas dicas.


Perspectivas do mercado imobiliário para final de 2022 e 2023


Um estudo realizado pela Câmara Brasileira da Construção (CBIC), intitulado de Indicadores Imobiliários Nacionais, feito no 4º trimestre de 2021, indicou que o mercado imobiliário passou por um crescimento gigantesco, o maior dos últimos 10 anos. Além disso, as vendas no primeiro trimestre de 2022 foram 2,2% maiores do que em comparação com o último trimestre de 2021.


Por isso, 2022 começou com muito otimismo, mas pedindo atenção por causa da taxa Selic que passou por grandes aumentos. Além disso, ainda em 2022, no segundo semestre, teremos uma copa do mundo e as eleições, o que pressionará os lançamentos que costumam acontecer nesse período.


Como o mercado imobiliário em nosso país é bastante sólido e visto como uma reserva de valor, a tendência é que continue crescendo em 2023. Afinal, foi um dos setores que se recuperou mais rápido da pandemia, crescendo 46,1% ainda em 2021.


Como iniciar o contato com investidores de imóveis?


Para iniciar contato com os investidores de imóveis é preciso cuidar de alguns aspectos.

Antes de tudo é preciso conhecer o seu público. Assim, saiba onde encontrá-lo, se faça presente nas redes sociais, faça captação de contatos, use e-mail marketing e tenha uma estratégia omnichannel para melhorar a experiência.

Quando estiver com o contato em mãos é muito importante que você indique de onde pegou seu número, portanto, logo após apresentar-se, fale de onde recebeu o seu contato.

Ele pode vir por meio de indicação, cadastro em uma landing page, por e-mail ou site, por exemplo. Por uma questão de segurança e confiança é importante pegar o contato de maneira limpa, ou seja, sem listas ou outros meios que geram desconfiança para o investidor.

Seja calmo e fale sobre a oportunidade, pedindo alguns minutos para apresentar. Caso o investidor negue o tempo naquele momento, peça o contato de e-mail, assim poderá nutrir com mais informações até ele estar pronto.


Nada de subjetividade


Para vender para esse nicho de cliente é importante saber que não há fator emocional envolvido em uma compra. Eles querem saber de números, estatísticas e possibilidades.

Portanto, ao falar com esse cliente é importante também estar munido de informações sobre os imóveis nos quais está entrando em contato.

Caso queira trabalhar com o investidor como consultor precisa falar sobre a sua experiência, seu networking e detalhes importantes como a sua formação, por exemplo. No entanto, nada de falar muito sobre si, pois o importante é demonstrar que tem conhecimento.


Como entender o mercado?


Como você viu, para trabalhar com esse nicho de cliente é preciso usar dados e demonstrar confiança ao saber do que se fala. Além disso, você não age como um corretor, mas sim como um consultor.


Alguns assuntos que você precisa estudar e dominar são:

  • Política, mercado imobiliário geral, cidade e economia

  • Fatores que podem impactar na valorização e desvalorização de um imóvel

  • Por que investir em imóveis é uma boa escolha e tendo as informações para cada momento

  • Ciclo do setor imobiliário

  • Preços e condições de imóveis de determinada região

  • Tendências da construção e de consumo

  • Saber falar sobre os riscos e retorno sobre o investimento


Conheça o investidor de imóvel


Para saber exatamente o que oferecer e conversar também é preciso conhecer bem o cliente e para isso precisa definir algumas questões, por exemplo:

  • Que tipo de imóvel ele procura (casa, apartamento, residencial ou comercial)?

  • Qual a finalidade (alugar, vender a curto prazo ou vender a longo prazo)?

  • Em qual padrão ele investe (popular, médio, alto padrão ou luxo)?


Saiba conduzir a conversa


Nesse momento é muito importante ouvir mais do que falar, porque aqui você terá a oportunidade de saber tudo que puder sobre o cliente e assim persuadi-lo da melhor forma.

Sabendo qual o tipo de investimento que ele faz poderá apresentar os dados com mais importância, por exemplo, bairros e tipos de imóveis com boa liquidez e vacância.

Assim, saiba sobre retorno sobre o investimento, como também os riscos da operação e o entorno do imóvel, afinal todas essas informações são importantes na revenda e locação.

Alguns itens importantes trazer sobre um imóvel são os diferenciais da construção, acessos, área de lazer, infraestrutura, vagas de garagem, comércio nas proximidades, valor aquisitivo dos moradores do bairro, dentre outros.


Atualize-se sempre


Para investidores seu background é muito importante. Por isso, não deixe de estudar sobre o mercado imobiliário, financeiro, sobre tendências de imóveis e tendências de consumo em geral.

Isso é importante porque eles também estão acompanhando na outra ponta e você precisa saber conversar de igual para igual, além de o investidor precisar confiar em você para fazer negócio.


A fidelização do cliente investidor


A principal vantagem de trabalhar com esse nicho de mercado é a fidelização. Um investidor do ramo de imóveis compra com mais frequência do que um cliente final, além disso, você pode atuar na venda para ele e na revenda quando ele precisar. Seja para revenda após conclusão de obra, reforma ou restauração, você continuará sendo responsável por negociar o imóvel.

Além de tudo isso, esse cliente também pode ter amigos investidores e indicar você como um corretor de confiança, aumentando sua carteira de clientes.


Viu como investidores são um ótimo nicho de cliente? Se você já trabalha dessa maneira, você deve fazer as melhores parcerias. Conheça a parceria com a Alves Lima.


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo