top of page
  • Foto do escritorAlves Lima

Este pode ser o melhor momento para comprar seu imóvel, entenda!

Há muito tempo não se tinha um mercado tão favorável para a compra de imóveis, apesar da crise mundial de 2020, e aqui explicamos o motivo, acompanhe!



Por que é a melhor hora para comprar imóvel?


Um dos principais motivos para isso é o fato de a Taxa Selic ser a menor da história, desde agosto de 2020. Para entender melhor, é preciso saber mais a respeito dessa taxa.


A Taxa Selic representa uma espécie de tabela de juros do nosso país, portanto, influencia diretamente nos juros praticados pelas instituições financeiras, incluindo operações como empréstimos, financiamentos e até o que um investidor recebe em aplicações financeiras.


Embora essa taxa tenha diminuído em agosto de 2020, os bancos já estavam operando com juros baixos desde o começo do ano. Sendo muito favorável para financiamento a longo e a curto prazo.

Mas tem mais!


Juros baixos


Os juros influenciam muito no valor total do empreendimento a ser pago até o final do financiamento, por isso é extremamente atrativo. Dando um exemplo prático, com a queda da Selic, um imóvel no valor de 250 mil reais, traz uma economia de 90 mil no bolso do comprador. Para expor melhor, há quatro anos, em 2016, a taxa de juros cobrada era de 12%, mas hoje fica em uma média de 7%.

Muitas pessoas podem acabar não comprando a tão sonhada casa própria esperando que as taxas de juros de financiamento dos bancos baixem mais ainda, no entanto, o recomendado é aproveitar essa onda, pois esses juros não cairão mais tão cedo, correndo risco até de voltarem a subir, caso o mercado continue em alta.


Inflação


Outro fator que torna esses tempos atípicos é a baixa da Selic/juros, aliada a inflação. Desde junho de 2020, a inflação vem acelerando. É fácil perceber isso apenas numa ida ao super mercado. Mas, a boa notícia é que o preço dos imóveis não acompanha a inflação e assim o consumidor não sente a alta nesse mercado.


Então, se você pensa em deixar seu dinheiro guardado na poupança, por exemplo, pode ser MUITO melhor comprar um imóvel. Vamos a um exemplo básico: se você possuía 1000 reais na sua conta em janeiro de 2020, com ele você poderia comprar diversas coisas, mas com a alta da inflação, hoje você não compra as mesmas coisas, isso quer dizer que seu dinheiro desvalorizou enquanto estava guardado.


Por outro lado, imóveis raramente se desvalorizam, tendem, muito pelo contrário, a se valorizar cada vez mais com as melhorias de infraestrutura dos bairros e crescimento em geral.

A alta da inflação, aliada a baixa taxa, fazem desse momento o melhor de muitos anos e que, provavelmente, tende a não se repetir tão cedo. Portanto, se tem planos de comprar o seu imóvel, vale a pena aproveitar esse momento raro.


Devo correr e comprar um imóvel agora?


Embora o mercado esteja muito propicio e até podemos dizer que essas condições tão cedo não devem se repetir, é preciso analisar direitinho.


Não é porque as chances estão boas que você deve comprar qualquer coisa, veja algumas dicas:


Escolha um bom empreendimento


Você pode aproveitar o momento, mas sem fazer escolhas erradas. Para isso, existem algumas observações para fazer a melhor escolha.


Localização


A localização é importante, principalmente se falamos de valorização futura, afinal, um imóvel exatamente igual, pode ter o valor mais alto estando em um bairro considerado melhor. Além disso toda facilidade de acesso e proximidade aos locais que você mais frequenta oferece uma experiência de moradia totalmente diferente. É mais econômico, muitas coisas você pode fazer a pé, e você não perde tanto tempo em trânsito.


Acabamentos


Outro ponto relacionado a valorização do imóvel são os acabamentos, por isso, observe se os materiais utilizados pela construtora são de qualidade, pois afeta na deterioração a longo prazo.


A Alves Lima é uma opção perfeita para isso, pois, hoje possuímos diversos empreendimentos para todos os tipos de família e com todas as características que um bom imóvel deve ter.


Espaços bem planejados


O tamanho do local em metros nem sempre é sinal de vantagem, afinal, o que interessa também é o planejamento do espaço. Então observe se os ambientes são bem divididos e otimizados.


O valor da entrada


Os bancos não financiam 100% do valor do imóvel, normalmente 80%, portanto, o restante deve ser pago à construtora no momento da compra. Aqui na Alves Lima, temos o nosso financiamento próprio, inclusive do valor total. Fale com a gente para saber como funciona.


Esses pontos são muito importantes na hora de escolher um imóvel que realmente valha a pena.


Com mais de 40 anos de mercado, exclusividade nos empreendimentos, com altíssima qualidade de acabamento e aproveitamento de espaço, nós temos tudo que você precisa.


Conheça nossos empreendimentos e escolha o seu favorito para aproveitar esse momento único para a compra do seu tão sonhado imóvel.

5 visualizações
bottom of page