top of page
  • Foto do escritorAlves Lima

Quais são as vantagens de morar na Aldeota

Aldeota é um bairro muito conhecido entre os moradores de Fortaleza, pois é considerado um dos melhores para morar e isso acontece por conta das diversas vantagens e comodidades que proporciona. Hoje, nós vamos falar sobre os benefícios de morar na Aldeota.


Dados do bairro Aldeota


O bairro Aldeota era estritamente residencial até a década de 80, quando os casarões começaram a dar espaço para os comércios. A Av. Santos Dumont cruza o bairro e liga a Praia do Futuro até o Centro de Fortaleza, mas, além disso, é uma das avenidas mais importantes da cidade.


Os bairros que fazem divisa com o Aldeota são: Centro, Meireles, Varjota, Cocó, Dionísio Torres e Joaquim Távora.


Outro dado interessante sobre o Aldeota é que ele é o bairro com segundo melhor IDH – Índice de Desenvolvimento Humano da cidade, mas isso, se deve muito ao poder aquisitivo dos moradores que nele residem.


Benefícios de morar no Aldeota


1. Proximidade com o mar


Morar próximo ao mar sempre vai ser considerado um privilégio, afinal, numa caminhada breve ou num rápido deslocamento de carro, aplicativo ou bicicleta, você chega a praia. Isso acontece no bairro Aldeota, pois ele fica ao lado do Meireles e Mucuripe, bairros com a Praia de Iracema, Praia do Mucuripe e Náutico.


Além disso, o deslocamento para a Praia do Futuro é muito rápido, fazendo com que o morador do bairro Aldeota seja realmente muito privilegiado nesse aspecto. Afinal, quem não se sente feliz ao contemplar o pôr do Sol da Av. Beira Mar, ou mesmo, passar um domingo em família nas barracas da Praia do Futuro?


2. Infraestrutura


A infraestrutura do bairro Aldeota também merece destaque, pois as ruas são asfaltadas, planejadas e com muita mobilidade. Embora haja uma maior movimentação nos horários de pico, as ruas são largas e bem sinalizadas, permitindo que o trânsito flua normalmente.


Além disso, existem várias ciclofaixas, praças e locais para caminhadas e exercícios físicos.


3. Saúde


Algo que podemos destacar no bairro também são as diversas opções de hospitais, clínicas com diversas especialidades, consultórios e laboratórios de diversos categorias de exame. Ele conta com diversas unidades públicas de saúde, mas também com muitas opções particulares de ponta.


A maioria dos hospitais e clínicas ficam em localizações acessíveis na cidade, mas também privilegiadas. Isso faz com que quem more no bairro possa chegar rápido em eventuais emergências, mas também perder menos tempo em consultas e exames.


4. Educação


Um destaque muito positivo no bairro também fica para a educação, afinal, possui instituições reconhecidas pela qualidade do ensino. Para se ter uma ideia, o bairro possui diversas opções, para todas as idades, como creches, escolas infantis, escolas para o ensino médio e faculdades.


Para quem tem filhos, morar na Aldeota pode ser muito prático por conta disso, pois, percorrerá distâncias menores para deixar e pegar os filhos na escola.


5. Um polo gastronômico


Quem é amante de comida terá as mais diversas opções de restaurantes e lanchonetes na Aldeota. Além das diversas opções de restaurante, o bairro também tem diversos tipos de cozinhas, como italiana, japonesa, chinesa, coreana, e claro, cearense. Além disso, o bairro possui diversas hamburguerias, cafés, barzinhos, pubs, restaurantes com música ao vivo, sorveterias e mais.


Seja para receber em casa ou para sair em família ou a dois, o bairro Aldeota possui diversas opções maravilhosas.


6. Segurança


O bairro também é um dos mais seguros da cidade, pois conta com policiamento intensivo pelas ruas, mas também com câmeras instaladas em vias públicas e em prédios nas proximidades. Isso acontece principalmente por ser um bairro bastante comercial e movimentado. Suas ruas são bem iluminadas e com muito movimento, o que ajuda bastante a sensação de segurança.


7. Uma zona comercial importante da cidade


Os prédios do bairro Aldeota se dividem entre residenciais e comerciais, por isso, possui muitas oportunidades de emprego e renda, além de ser um local propício para endereço empresarial. Segundo a SEFIN – Secretaria de Finanças e o Iplanfor - Instituto de Planejamento de Fortaleza, existem mais de 16 mil inscrições comerciais no bairro, mais de duas mil inscrições de prestação de serviços e seis inscrições industriais.


Alguns comércios muito comuns no bairro são, por exemplo, lojas de roupas, sapatos, imobiliárias, clínicas médicas e odontológicas, exames, empresas de tecnologia, supermercados, farmácias e muito mais.


Além disso, é importante citar também que no bairro existem grandes shoppings, completos e repletos de lojas, restaurantes e serviços, como por exemplo:


  • Shopping Aldeota;

  • Shopping Del Paseo;

  • Shopping Pátio Dom Luis;

  • Shopping Center Um;

  • Avenida Shopping e Office.


8. Lazer


A Aldeota possui diversas praças para passear com a família, mas, além disso, fica próximo a diversos pontos de lazer da cidade, por exemplo, Praia do Futuro, Av. Beira Mar, cinemas, boliche, campos society e mais.


A diversão também é garantida por lá sem sair de casa, principalmente, porque os melhores edifícios possuem área de lazer diversificada nos condomínios.


Gostou? Essas foram apenas algumas das inúmeras vantagens de morar na Aldeota.


Está procurando um imóvel no bairro? Confira essa opção incrível, perto de tudo que você precisa. Clique aqui.


bottom of page