top of page
  • Foto do escritorAlves Lima

O que as pessoas mais procuram em um apartamento

Está procurando um novo apartamento para morar e não sabe quais critérios usar para escolher? Nós separamos aqui o que as pessoas mais procuram em apartamentos para te ajudar a entender quais são as tendências, o que observar antes de comprar e até o que pode prever a possibilidade valorização do imóvel no futuro.

1. Boa localização


A localização é muito importante, inclusive, é uma das primeiras coisas a serem decididas na hora de escolher por um apartamento.


Hoje, as pessoas buscam localizações centrais, com acessos às vias principais da cidade, num bairro seguro, com todos os pontos de interesse próximos (escolas, supermercados, farmácias, faculdades, etc) e que no final acaba trazendo mais qualidade de vida e que com o tempo fica cada vez mais valorizado.


Portanto, os bairros e regiões que possuem essas características também são os mais procurados pelas pessoas para comprar apartamento.


2. Varanda


Apartamento com varandas sempre tiveram seu lugar no coração de todos, no entanto, nos últimos anos se tornou um item quase obrigatório.


Talvez isso tenha acontecido devido à busca de mais um local no próprio apartamento para receber os amigos, adicionar churrasqueira, mesa de jantar ou integrar com a sala em um ambiente aberto para dar amplitude ao espaço, também conhecido como varanda gourmet.


Com a pandemia da COVID-19 e a percepção que as pessoas passaram a ter do lar, como um lugar para prover segurança, que precisa ser confortável e suprir todas as necessidades da família, esse cômodo da casa passou a ser essencial e mais procurado ainda.


3. Área de lazer


A área de lazer também é um dos itens mais procurados. Isso acontece porque ela é uma extensão do apartamento para momentos de entretenimento, principalmente para famílias com crianças de todas as idades.


Outro motivo que faz da área de lazer importante ao comprar ou alugar um apartamento é a segurança, afinal, a família consegue aproveitar e se divertir sem sair das dependências do condomínio.


4. Praticidades


A maior prova de que as pessoas buscam por praticidade em suas moradias é o sucesso que apartamentos compactos vêm fazendo.


Em contrapartida, apesar do tamanho reduzido, a maioria dos apartamentos compactos trazem praticidades para o dia a dia dos moradores, dentre essas praticidades estão academia, espaço de coworking, área de lazer, lavanderia compartilhada, etc.


Portanto, apartamentos que possuem itens que facilitam a rotina dos moradores são muito valorizados e procurados, principalmente por jovens adultos.


5. Ventilação e iluminação


Apenas as pessoas que não entendem a importância desse item não perguntam a respeito. O imóvel receber ou não uma boa ventilação depende de fatores que variam de região para região e de posição do imóvel em relação à direção dos ventos na localização.


Se estamos falando de imóveis em regiões quentes, por exemplo, Fortaleza, essa característica é decisiva para o clima dentro do apartamento ser confortável ou não, afinal, o clima é quente em boa parte do ano e se não tiver boa ventilação e receber raios de sol da tarde, pode ser impossível de viver no lugar sem pesar na conta de energia com ar condicionado.


A boa iluminação depende da quantidade de luz natural disponível, essa luz advém do sol e tudo que você pode querer é receber a luz, mas não receber os raios diretamente, afinal, quanto mais sol batendo direto em suas paredes, mais calor.


As pessoas buscam um apartamento que provenha um ambiente agradável, para isso, é preciso saber escolher o imóvel certo e ter as informações certas.



6. Apartamentos com detalhes prontos


Para quem ainda não sabe, quando se muda para um imóvel novo, principalmente quando comprado na planta, normalmente, é necessário fazer muitos ajustes e quando o apartamento já é entregue com esses detalhes, se gasta menos tempo e menos dinheiro. Alguns desses detalhes importantes são:


  • Instalações de ar prontas;

  • Instalações de chuveiro elétrico;

  • Acessórios do banheiro;

  • Armadores;

  • Abafadores de som nas portas;

  • Guarnições de portas e janelas, etc.


Por isso, as pessoas sempre buscam saber como o apartamento será entregue, afinal, é importante observar esses detalhes e escolher um apartamento mais completo possível.


7. Qualidade nos acabamentos


Comprar apartamentos que não possuem qualidade nos materiais e acabamentos pode trazer muitos problemas e gastos para deixar tudo como quer.


Por isso, as pessoas buscam observar se a construtora pensou nos detalhes, por exemplo, quinas e rodapés, se fez tudo de forma pensada, como usar o revestimento apropriado para o ambiente, aproveitamento de espaço, qualidade dos materiais utilizados e se caprichou nos acabamentos.


Essa qualidade de forma geral vai definir, inclusive, a valorização do imóvel no momento da compra e até no futuro, na hora de vender.


Além disso, quando a construtora já traz esses detalhes por conta própria, o proprietário não precisa fazer grandes reformas, basta fazer o projeto de interiores para deixar do jeitinho que imaginou.


Esses itens são os que as pessoas mais procuram em um apartamento.


Agora que você já sabe, quer acessar as informações sobre os imóveis mais desejados e com tudo que as pessoas procuram? Clique aqui.

29 visualizações
bottom of page