top of page
  • Foto do escritorAlves Lima

Ferramentas para gerir melhor as suas vendas

​Ser corretor exige muito comprometimento, mas mais ainda, exige organização e meios para acompanhar e atender devidamente todos os clientes. Para te ajudar com isso, nós vamos falar sobre ferramentas gratuitas que podem auxiliar, e muito, a gerir melhor suas vendas. Acompanhe.


1. WhatsApp Business


O WhatsApp já faz parte de nossas rotinas, inclusive para atender os clientes, no entanto, a versão business é mais indicada para corretores, pois ela possui funções a mais, que podem fazer toda a diferença no atendimento.


A versão do mensageiro para negócios, permite que mensagens prontas sejam configuradas para que o atendimento comece antecipadamente e evita desconfortos devido à demora no atendimento. Algumas funções do WhatsApp business ótimas para corretores são:


  • Na localização, você pode adicionar onde está para que os possíveis clientes possam ir até os estandes ou decorados em que estiver;

  • Catálogo de produtos, onde você pode separar os empreendimentos e enviar conforme perfil do cliente, disponibilizando fotos e informações;

  • Mensagens prontas de saudação ou ausência para não deixar o cliente no vácuo;

  • Respostas rápidas para agilizar o seu atendimento;

  • Etiquetas para organizar os clientes, por exemplo, os que estão mais quentes e os que estão frios para dar a devida atenção.


2. Use seu Instagram de forma assertiva


O Instagram não é uma ferramenta organizacional, no entanto, pode gerar muita visibilidade para o corretor, se ele souber usar a rede social.


Como um corretor deve usar o Instagram:


  • Gerar conteúdos para ajudar as pessoas, com os detalhes importantes da compra de imóvel;

  • Compartilhe seu conhecimento com vídeos explicativos, por exemplo, detalhes sobre financiamento, observações em vistorias ou melhores bairros para morar na região e;

  • Falar sobre os empreendimentos, com boas fotos e que gerem curiosidade e desejo dos seus seguidores pelos imóveis.


Utilizando a ferramenta de forma correta, você pode aumentar a sua autoridade e ainda conseguir captar clientes de forma orgânica, ou seja, gastando apenas tempo.


3. Trello


Uma ferramenta muito importante, caso você seja um corretor que precise da colaboração de outras pessoas em suas tarefas. Com ele é possível gerenciar múltiplos projetos, possibilitando a classificação de prioridades, onde pode definir status e datas de tarefas, anexa arquivos pequenos e ainda com opções de personalização.


Você pode separar por quadros e cards e dividir essas tarefas por grupo ou membros.


4. Google agenda


Uma ótima opção para a organização de rotina. Além de definir tarefas para o dia, semana, mês e até ano, o Google Agenda possibilita enviar invites de reuniões com todas as informações para os clientes, que podem confirmar ou negar a participação.


Nele você também pode configurar a repetição de eventos e definir as notificações de lembrete conforme for melhor.


5. Google Drive


Sendo corretor independente, ou não, você precisa ter todas as informações dos empreendimentos sempre fáceis de encontrar. Para isso, o Google Drive é uma ótima opção, pois nele você pode organizar todos os seus arquivos, como fotos, books de empreendimentos ou checklists para clientes em arquivos seguros, na nuvem e compartilhar facilmente com um link.


A versão grátis já possui um bom armazenamento, portanto, basta sempre atualizar para nunca faltar espaço.


6. CRM para organizar os contatos


Um Customer Relationship Management, em português, gestão de relacionamento com o cliente, é uma ferramenta idealizada não só para guardar os contatos de clientes, mas também adicionar notas especificas sobre ele, como preferencias e o que foi falado numa última ligação, para que você possa consultar antes da próxima, mapear o status, como apenas lead, oportunidade ou cliente (quando a venda já foi feita) e ainda emitir um relatório de negócios fechados e a fechar para acompanhar seu desempenho, dependendo da ferramenta.


Os CRMs já são usados por empresas de todos os tamanhos, consultores de empresas e pelos melhores corretores, pois hoje são essenciais para o acompanhamento mais efetivo de todas as oportunidades. Com ele você não perde os prazos de atendimento e ainda pode repescar os clientes.

Dependendo do CRM, você também pode adicionar tarefas como ligações, reuniões, visitas e e-mails. Algumas opções de CRM com versões gratuitas são Hubspot, Contatos do Google e Freshsales.


7. CamCard


Corretores além de precisarem entregar muitos cartões também recebem cartões diariamente, de clientes, parceiros, construtoras, outros corretores e imobiliárias, por isso, o que fazer para organizar todos esses cartões (que não cabem na carteira)?


O Camcard digitaliza todos e você pode consultar sempre que quiser, sem muito trabalho, sem risco de perder e sem a necessidade de sempre guardar todos os contatos na agenda do celular.


UFA! Ainda existem outros aplicativos, mas na nossa opinião esses são os mais importantes para ajudar na rotina, sem precisar de muito trabalho e complicação.


Agora que você já sabe quais são as ferramentas que podem ajudar corretores a gerir melhor suas vendas, que tal trabalhar com a construtora que mais valoriza os corretores parceiros?


bottom of page