top of page
  • Alves Lima

Guia rápido: dicas de decoração para apartamentos pequenos

Decorar um ambiente compacto nem sempre é fácil, não é mesmo? Você deve se atentar a alguns detalhes para deixar o seu apartamento ainda mais charmoso. Confira dicas especiais de decoração para apartamentos pequenos.

Apartamentos compactos estão sendo cada vez mais escolhidos na hora de adquirir um imóvel. Isso porque esses tipos de imóvel são muito práticos para a rotina de limpeza e manutenção.


Um apartamento pequeno tem o seu charme, não é mesmo? Principalmente com uma boa decoração.


A decoração para apartamentos pequenos demanda certos cuidados, isso porque o exagero não cai bem em ambientes menores.


Cada item deve ser escolhido com cuidado para aproveitar bem o seu “cantinho” e deixá-lo confortável, organizado e com mais espaço.


Pode parecer complicado, mas com as dicas certas a decoração do seu apartamento vai ficar sensacional!


Se você está buscando dicas para decorar um apartamento pequeno, esse conteúdo foi pensado para você, fique até o final!


Aposte em ambientes integrados

Ambientes integrados são uma ótima solução para decoração de apartamentos pequenos.


São inúmeras as combinações que podem ser feitas com os móveis e itens decorativos, deixando o ambiente bonito e confortável. Basta confiar na sua criatividade!


Além disso, a integração traz a sensação perfeita para um ambiente compacto: a sensação de espaço. Isso acontece porque, ao abrir mão de paredes, você amplia a visão e o espaço.


Você pode observar bem a planta do imóvel antes de comprar para ter a ciência de que a estrutura do apartamento foi pensada com ambientes integrados. Caso não seja, é importante saber se paredes podem ser retiradas ou não antes de integrar ambientes.


Móveis planejados são uma boa ideia

Quando estamos falando de decoração para apartamentos pequenos, tudo deve ser escolhido com cuidado.


Os móveis planejados são uma ótima opção para otimizar o espaço, pois tudo é calculado exatamente para o espaço disponível.


Mas, se você não tem os móveis planejados como solução viável, lembre-se de medir os espaços do seu apartamento antes de comprar os móveis. Uma excelente opção é utilizar móveis modulados, ou seja, uma fusão entre os móveis projetados e os móveis produzidos em escala, fazendo com que a combinação entre eles resulte em um ambiente harmônico e elegante.


Você não quer a surpresa de comprar um móvel e ele não ornar no ambiente, não é mesmo?


Medindo tudo com atenção, seus móveis comprados também podem fazer parte do ambiente de maneira organizada.


Tenha uma boa iluminação

A iluminação muda tudo! Seja em decorações de festas, casas maiores ou menores, a iluminação tem um papel fundamental para deixar um ambiente mais bonito.


Por isso, ela não poderia faltar na nossa lista de dicas de decoração para apartamentos pequenos.


Aposte na luz natural, aproveitando as janelas e deixando-as abertas durante o dia, pois a luz do sol dá um lindo brilho ao ambiente.


Além disso, você pode optar por lustres e luminárias diferenciadas que podem mudar a direção da luz e dar um charme a mais.


Ao escolher as lâmpadas, a melhor opção são luzes quentes: elas trazem a sensação de conforto e sofisticação para o ambiente. Seu apartamento compacto vai ficar sensacional, não é?


Espelhos são aliados

Utilizar espelhos na decoração para apartamentos pequenos é uma dica de ouro e você vai saber o porquê.


Os espelhos são fortes aliados se você deseja dobrar o tamanho do seu espaço, ou, pelo menos, causar essa impressão.


Mas para alcançar esse objetivo eles devem ser usados de maneira correta: aplicados em uma parede que reflita o cômodo.


É uma opção viável e que vai ampliar o seu apartamento, mas analise bem o local que vai ser aplicado.


Deixe o ambiente livre para circulação

Em ambientes de tamanho reduzido a circulação deve ser bem pensada, pois, ao comprometer esse espaço, seu apartamento vai reduzir de tamanho, até mesmo se for um apartamento enorme.


Por isso, aproveitar a área vertical é uma boa aposta na decoração para apartamentos pequenos.


Evite usar puffs, centros de mesas e itens decorativos que atrapalhem a circulação. Por outro lado, investir em decorações e móveis verticais, nichos e prateleiras são ótimas opções.


Além disso, você também pode economizar na quantidade de móveis se optar por aqueles que são multifuncionais. Assim, você tem duas vantagens: alivia a circulação e ganha espaço. Cama com gaveteiro é um bom exemplo de multifuncionalidade.


Não acumule: o menos é mais

Um erro comum na decoração para apartamentos pequenos é a quantidade de itens que você tem.


A acumulação de itens pode rapidamente se tornar um problema, tornando o espaço apertado e desorganizado.


Por isso, é importante manter o hábito de se desfazer de itens que não são mais necessários ou que não têm mais utilidade para manter apenas aquilo que tem relevância para você e para a sua decoração.


Sabemos que as lojas de decoração são uma tentação e dá vontade de comprar tudo: mas não é bem assim. É necessário fazer escolhas inteligentes para o seu “cantinho” ficar estiloso e confortável.


Com a decoração certa, um apartamento compacto se torna muito charmoso, além de ter muitas vantagens para o seu dia a dia. Conheça o ALL, o apartamento com a planta perfeita para qualquer decoração.


3 visualizações0 comentário
bottom of page