top of page
  • Foto do escritorAlves Lima

Estratégias infalíveis para vender imóveis em 2022

Quer superar qualquer crise e vender imóveis em 2022? Confira essas estratégias infalíveis e faça acontecer! Clique aqui.




2022 chegou e com ele, o desejo de alavancar as vendas imobiliárias. Afinal, o mercado demonstra um cenário otimista considerando os impactos da pandemia.


Embora a previsão seja de que a inflação desacelere, o que aumenta os interesses dos investidores, a taxa Selic aumentou bastante em 2021 desanimando os compradores. Quem acompanhou percebeu que o melhor momento para a compra passou. E agora? O que fazer para vender imóveis em 2022?


Agora, mais do que nunca, os corretores precisam se desdobrar para fazer acontecer e continuar vendendo nesse cenário. Então continue a leitura, pois neste post vamos explicar as tendências e comportamentos do mercado imobiliário em 2022.


Ao final do artigo, você vai estar pronto para alavancar suas vendas este ano.


O que os compradores procuram nos imóveis em 2022?


É impossível falar de tendência para o mercado imobiliário de 2022 sem citar a pandemia. Afinal, essa ainda é nossa realidade e, com certeza, o que vivemos nos dois últimos anos foi um divisor de águas no modo de viver em sociedade no mundo inteiro, e terá repercussão ainda por muito tempo.


Portanto, home office, sustentabilidade, qualidade de vida, entre outros assuntos, devem ditar a busca por imóveis este ano. Confira 4 critérios que o consumidor não abre mão:


Imóveis maiores


Com a chegada do home office, as pessoas pararam para repensar o espaço onde vivem. Hoje, passam mais tempo em casa e, consequentemente, querem locais mais espaçosos, confortáveis e ventilados.


Por exemplo, a tendência é que casais sem filhos busquem por imóveis com dois quartos para que um funcione como escritório. Já famílias com filhos, tendem a optar por imóveis sempre com um quarto a mais, para que este possa funcionar como home office.


Busca por qualidade de vida


A expressão da década é qualidade de vida. Atualmente, o lazer é uma prioridade tanto quanto uma boa localização. Portanto a área de lazer, coworking e academias, não podem faltar no condomínio dos sonhos da família contemporânea.


Dessa forma, o morador não precisa esperar as férias para curtir uma piscina, nem mesmo perder tempo no trânsito para ir à academia, por exemplo.


Processos simplificados


Você vai precisar digitalizar processos burocráticos se quer acompanhar o mercado imobiliário em 2022.


As famílias não querem mais ir até à sede física da imobiliária para dar inícios aos processos, se tudo pode ser feito online, de forma transparente, simples e rápida.


Meio ambiente e sustentabilidade


Foi preciso anos de conscientização, mas finalmente o senso de sustentabilidade parece estar sendo colocado em prática nas escolhas da população. Principalmente, devido aos sinais de desequilíbrio climático que presenciamos nos últimos anos.


Além de uma questão de princípios e cidadania, a sustentabilidade também pode ser muito econômica para o bolso do morador que sabe aplicar o conceito com inteligência, como aproveitar luz e iluminação natural, investir em energia solar, entre outros.


Com essa consciência maior, os consumidores também tendem a valorizar esses imóveis, mesmo não sendo um ativista da causa.


Estratégias para vender mais e melhor em 2022:


O digital deve ser sua maior estratégia de marketing imobiliário para 2022.


É claro que, por se tratar de grandes transações, vendas imobiliárias necessitam de atendimento personalizado, visitas presenciais e todo cuidado e atenção com a jornada de compra do cliente.


No entanto, ferramentas digitais como mídias sociais e chatboots de atendimento são uma boa opção de anunciar empreendimentos e atender o público de forma otimizada, mas sem abrir mão da humanização do contato.


Confira as principais estratégias para vender imóveis em 2022


Carteira de imóveis digital


A internet geralmente é o primeiro contato que o cliente tem com sua compra, seja ela qual for. Por isso, é interessante que você anuncie seus empreendimentos não só nas redes sociais, mas também que tenha um site próprio para isso.


Afinal, um site é capaz de passar confiança e credibilidade ao consumidor, além de você poder organizar melhor as informações e passar de forma dinâmica todos os detalhes para o cliente.


Pense nas redes sociais, como uma porta de entrada, é lá que seu cliente vai se interessar pelo imóvel, mas é no seu site que ele tem a certeza de que aquele será seu novo lar. E a partir daí, entra em contato, já pronto para visitar o espaço.


Parcerias entre corretores


A parceria entre corretores não é algo novo, mas essa tendência vai, definitivamente, fazer diferença nas vendas imobiliárias em 2022.


Com compradores cada vez mais exigentes e com diferentes estilos e necessidades, nem sempre você terá o imóvel ideal para apresentar ao cliente. Ainda assim, você pode contatar um corretor parceiro que tem exatamente o imóvel que o cliente procura, sem precisar perder sua venda.


Lembre-se de formalizar suas parcerias, para que você não corra risco de levar golpes, perder imóveis e a sua comissão.


Influenciadores Imobiliários


Quando vamos comprar algo sempre procuramos alguém que entenda do assunto para recomendar o melhor produto, local e forma de compra. Essa lógica não seria diferente para uma compra imobiliária, principalmente se tratando do investimento de uma vida. Portanto, é normal que o comprador procure segundas opiniões e análises de quem entende o mercado.


Assim, use suas redes sociais não só para divulgar sua carteira de imóveis, mas também para produzir conteúdo relevante e educativo, com o intuito de guiar seus seguidores na escolha do seu novo lar. Dessa forma, você ganha credibilidade e agrega valor ao seu negócio.


Live Commerce


Se você nunca tinha acompanhado uma live nas redes sociais, com certeza teve sua primeira vez em algum momento nos dois últimos anos.


E as lives não são exclusividade dos eventos e entrevistas, inúmeras lojas fazem lives semanalmente seja para realizar uma promoção, sorteio ou apenas mostrar os produtos novos.


Quanto ao mercado imobiliário, as lives são a oportunidade perfeita para você apresentar detalhadamente as vantagens dos imóveis, interagir com os interessados e tirar dúvidas. Não esqueça de deixar o vídeo disponível no IGTV depois, para alcançar aqueles que não viram a live em tempo real.


Tráfego pago


Os anúncios de imóveis nas redes sociais também são ótimos para captar leads interessados em imóveis. Porém, anunciar imóveis não se trata apenas de promover postagens. Embora isso ajude, é necessário fazer uma boa segmentação, coletar esses dados e trabalhar neles.


Aproveite o meio digital nas suas vendas, pois, essa é uma tendência que não deve acabar tão cedo.


2022 tem tudo para superar 2021


E para embarcar nesse crescimento e acompanhar o mercado você deve contar com uma construtora séria e de qualidade.


Ao lado da Alves Lima você oferece para seus clientes uma cartela de empreendimentos novos, bem localizados e confortáveis, que agradam os padrões dos clientes mais exigentes.


bottom of page