top of page
  • Foto do escritorAlves Lima

10 dicas para escolher o imóvel ideal para sua família

Quando procuramos um imóvel, ficamos com muitas dúvidas, afinal estamos fazendo uma das escolhas mais importantes da nossa vida. Onde morar? Que tipo de imóvel é o ideal? Como financiar? Como será o pagamento? Quais documentos serão necessários?


Todas essas são dúvidas que você precisa resolver antes de tomar essa decisão. Por isso nós elaboramos esse conteúdo para te ajudar a tomar a melhor decisão.


Fizemos um roteiro com 10 dicas de informações que você precisa ficar atento antes de comprar seu imóvel, está pronto? Então vamos lá!


1. Tipo de imóvel para as suas necessidades


A primeira pergunta que você deve fazer é: qual é o tipo de imóvel que você procura? Seria uma casa? Seria uma casa em um condomínio? Seria um apartamento? Você tem filhos? Pretende ter filhos em breve? Você é solteiro ou casado? Gosta de receber gente em sua casa? Gosta de fazer churrasco? Precisa de uma área ampla de lazer? Gostaria de ter opções de academia ou outros benefícios agregados ao seu imóvel?


Essas perguntas te direcionarão ao imóvel ideal.


2. Valor do imóvel


A segunda pergunta que você deve fazer é: qual é o valor do imóvel que você tem condições de pagar? Você tem algum imóvel próprio para dar de entrada? tem algum bem? Procure fazer o cálculo por metro quadrado de área para você ter como comparar os imóveis que procura. Para isso basta dividir o valor total do imóvel pela sua metragem.


3. Limite de financiamento bancário


Caso você não tenha o valor do imóvel para pagar à vista, você precisará fazer uma simulação de financiamento, a fim de saber se você teria limite disponível de financiamento junto com seu banco. Para isso basta calcular o valor do imóvel, deduzir do valor da entrada e simular o financiamento da diferença.


A Alves Lima oferece opções de financiamento próprio com a construtora. Fale com a gente para conhecer as condições.


4. Custos envolvidos na compra e venda de imóveis


Além do custo do imóvel que você está comprando (e talvez também vendendo o seu antigo) existem custos com taxas, documentação, transferências, juros, financiamentos, amortizações.


Converse com um corretor imobiliário de confiança e entenda melhor quais outros custos podem envolver a venda de seu antigo imóvel e a compra de seu novo. Evite surpresas!


5. Pesquisa em 3 etapas


Faça uma pesquisa dos imóveis usando 3 etapas.


Primeiro faça uma pesquisa online. Veja as opções existentes e compare-as.


Segundo: vá visitar as redondezas dos imóveis que você achou mais interessantes, sinta como é o trânsito local, o “clima” do bairro, converse com quem mora por ali.


Terceiro: visite o imóvel. Só visitando você poderá sentir melhor e planejar a moradia naquele imóvel.


6. Procure com olhos de investidor


Um investidor compra um imóvel pensando em vender depois de um tempo. Quando álguém procura um imóvel para morar muitas vezes não considera a ideia de que no futuro o imóvel poderá ser vendido.


Se você procurar com olhos de investidor saberá considerar a melhor opção de localização, estrutura e qualidade para, quando for necessário vender, você venda rápido e com alta valorização. Pense nisso!


7. Não acredite em todas as previsões


Muitas vezes a gente compra um imóvel em uma local que ainda não foi asfaltado, ou porque ouviu que ali perto seria inaugurado um novo shopping. Muitas previsões assim são meras especulações. Verifique cada uma delas para entender melhor as oportunidades, mas nunca acredite em todas elas, para não ter uma surpresa negativa depois de já estar morando.


8. Não tenha medo de perguntar


Pergunte tudo ao seu corretor. Tudo! Não tenha medo. A compra de um apartamento para a sua família é muito importante. Não trocamos de apartamento como quem troca de roupa. Pergunte sobre estrutura, confiabilidade da construtora, documentação, qualidade do imóvel...


Esse é o momento de deixar bem claro todas as suas expectativas e eliminar quaisquer tipos de problemas futuros.


9. Negocie sem confronto


Negociar é sempre necessário, porém evite desgastes desnecessários para não fazer da negociação uma experiência negativa. Deixe claro suas intenções e limites financeiros e busque sempre uma opção de imóvel que possa se adequar a essas suas condições. às vezes até fazer um esforcinho a mais vale muito a pena, para adquirir um imóvel que você vai amar pelo resto da vida!


10. Formalize todas as decisões


Tudo bem que seu corretor ou corretora é gente boa. Que a construtora é confiável e que você está tendo uma excelente experiência em toda a negociação. Porém é muito importante formalizar por email ou através de documentos todas as suas decisões. Isso evita desgastes e deixa você mais seguro em relação a cada detalhe decidido no processo.


Você gostou das nossas dicas?


Temos muito mais a oferecer a você, porque afinal não buscamos apenas construir imóveis, mas em construir bons relacionamentos. Nosso objetivo é encantar em cada detalhe.


Faça sua pesquisa com bastante segurança usando nossas dicas e conte sempre com a gente quando tiver alguma dúvida!

14 visualizações
bottom of page