top of page
  • Foto do escritorAlves Lima

O perfil de apartamento compacto focado no jovem consumidor

Os consumidores imobiliários mudaram de uma geração para cá, e com ela mudam também seus desejos e suas necessidades. Então perguntamos: o que os millennials procuram em um imóvel hoje? O que as empresas do setor estão fazendo para atingir esse público?


O mercado imobiliário está mudando bastante! Os consumidores mais jovens estão começando a procurar imóveis e carregam perfis e necessidades diferentes de seus pais.



O ponto-chave deste novo consumidor é a praticidade, economia de tempo e comodidade. Esses quatro itens são fundamentais para os jovens que estão em busca de um novo imóvel. E nesse cenário, a tecnologia têm ganho um papel decisivo.


Navegue por sessão:



 

O que buscam os jovens no mercado imobiliário?


O mercado imobiliário tem passado por diversas mudanças, tanto em questões arquitetônicas como em questões financeiras. Assim tem mudado também as aspirações e desejos dos novos consumidores que agora, moldam esse setor. Entender o que eles desejam na hora de procurar um imóvel é essencial.


A procura maior é por empreendimentos compactos, bem localizados e com áreas e serviços que ofereçam comodidade e praticidade no condomínio.


Menos espaço e mais praticidade


Antigamente, morar em uma residência grande e espaçosa era sinônimo de satisfação pessoal. Hoje o cenário já é diferente, o novo consumidor do mercado imobiliário, a geração Y, tem priorizado muito mais a boa distribuição de cômodos menores e mais práticos. Apartamentos compactos são os principais escolhidos dessa geração.


Como hoje é mais comum que o jovem passe mais tempo fora de casa do que dentro. Os apartamentos ficaram menores. O objetivo é de que a maior parte do espaço seja utilizada de forma útil e visando sempre a facilidade das tarefas rotineiras.


Localização é tudo!


A boa localização é outro fator chave que os jovens têm adotado na busca de um imóvel compacto. Hoje ele não quer mais morar longe de onde estuda, trabalha e passa os momentos de lazer.


Sem falar da proximidade de serviços básicos como mercados, bancos, farmácias e pontos de ônibus.


Mentalidade que prefere ter o acesso a ter a posse


Os jovens dos dias de hoje preferem ter acesso que ter a posse.


Pense, por exemplo, em um carro. Muita gente tem a posse de um carro, ou seja, compra um carro para poder dirigir livremente pela cidade. Porém quando se mora perto dos principais pontos que você utiliza, ter um carro pode ser um investimento muito alto em relação ao uso que você terá dele.


Carros costumam ficar mais tempo parados que rodando, com isso a mentalidade de economia e preocupação com o meio ambiente faz com que cada vez mais as pessoas busquem soluções alternativas. E não apenas nos transportes.


Quando se mora em um apartamento compacto, áreas como escritório, salão de festas, lavanderia e dependência de empregada, podem ser melhor utilizadas quando compartilhadas, estando presentes no condomínio, podendo ser acessadas quando se precisa deles, otimizando espaços e reduzindo o custo final de aquisição de um imóvel.


Novas formas de buscar imóveis


Agora, os jovens e novos consumidores passaram a utilizar mais a internet na hora de encontrar um bom imóvel. Os portais imobiliários e as redes sociais são as principais ferramentas usadas.


Novas tecnologias, o surgimento das técnicas como machine learning e inteligência artificial garantem que a busca por moradia atenda cada vez mais a necessidade do usuário, dispensado cada vez os processos longos e burocráticos para se comprar um imóvel e deixando tudo mais práticos e digital.


Serviços Pay Per Use


Como o próprio nome já diz, são serviços inclusos no condomínio, porém opcionais, mediante a um pagamento na taxa condominial.


Devido ao espaço ou pela falta de tempo é comum que prédio possuam serviços de arrumadeira, diarista ou lavanderia para seus moradores. Em alguns casos o Pay Per Use pode se estender pet care, personal trainer, beauty care, lavanderia e muito mais.


Espaço Coworking


Para quem não sabe, o Coworking é um conceito de compartilhar espaço e recursos comuns de escritório, onde várias pessoas podem trabalhar. Seu uso em condomínios tem se tornado comum já que hoje muitos profissionais em regime home office precisam de um local adequado para desempenhar suas funções.


Esta mudança é uma tendência crescente no mercado como um todo e poder incorporar tal local dentro de um condomínio facilita e muito a vida de quem não possui espaço para montar um escritória em casa.


Gostou do conteúdo?


Compartilha com algum amigo que também possa gostar!

17 visualizações
bottom of page