top of page
  • Alves Lima

5 dicas importantes sobre como conduzir uma reunião com cliente

Você já sentiu dificuldades para conduzir uma reunião com um cliente? Confira aqui dicas para não se sentir perdido nessa situação!

5 dicas importantes sobre como conduzir uma reunião com cliente


Reuniões estão presentes diariamente na rotina daqueles que trabalham com atendimento ao público e com corretores de imóveis não poderia ser diferente.


Afinal, nas reuniões são alinhadas as informações sobre os imóveis, as tomadas de decisões importantes, detalhes sobre a compra, entre tantos outros detalhes que precisam ser conversados.


A reunião com o cliente, seja ele um cliente fiel ou em potencial, é extremamente importante se você deseja ter mais relevância e construir um relacionamento firme.

Por isso, é valioso que você esteja bem preparado e com boa postura profissional nas reuniões, independentemente se é a primeira ou a vigésima conversa.


Quer saber como conduzir bem uma reunião com o cliente? Este post tem essa missão! Continue até o final.


Qual a importância de conduzir bem uma reunião com cliente?


A reunião com o cliente é extremamente importante e não pode ser desnecessária, visto que o seu cliente separou um tempo para estar com você. Ou seja, uma reunião improdutiva pode prejudicar a sua relação com ele.


Além disso, o momento da reunião pode ser essencial para convencer o cliente a escolher por um imóvel, ou mesmo, escolher você como corretor oficial.


A reunião deve ter um objetivo e você deve saber se posicionar para atender às solicitações e desejos do cliente, de maneira solícita e efetiva, para não desperdiçar o tempo nem do cliente, nem o seu.


Além disso, a reunião pode ser um caminho muito essencial no relacionamento entre o contratante e contratado, pois uma reunião mal conduzida pode gerar um descontentamento e descrédito por parte do cliente. É preciso estar atento a todos os detalhes nesse momento.


Dicas para uma reunião de sucesso com cliente


Agora que você já entendeu a importância de conduzir bem a reunião com o cliente, veja aqui dicas valiosas para gerir com sucesso esse momento, principalmente para converter em vendas.


1. Conheça bem o cliente e o que ele espera do imóvel


O foco da reunião com o cliente é atender as solicitações realizadas por ele. Para isso, é essencial um bom conhecimento prévio das necessidades e personalidade do cliente.


Você deve estudar previamente o seu cliente, assim, irá entender melhor suas necessidades, adaptar a linguagem (formal ou amigável), melhorar a postura e compreender os desejos para aquele imóvel.


Além disso, você também deve se informar sobre os horários de preferência, assuntos que devem ser evitados e outras informações pessoais de cada cliente. Ao atentar-se a esses detalhes você saberá a melhor forma de entregar o que foi pedido.


Então, estudar o cliente vai te direcionar na hora de lidar diretamente com ele e, assim, saber dar as respostas que ele deseja, ou seja, o imóvel ideal.


Afinal, qual cliente te deixará ao perceber que você o conhece e entende o que ele realmente precisa em um imóvel? É pouco provável que isso aconteça!


2. Planeje a reunião


Antes de tudo, é importante avaliar a real necessidade desse encontro, pois se poderia ser resolvido por ligação ou e-mail, a reunião pode ser desgastante. Você não quer que seu cliente pense que a reunião é uma perda de tempo, certo?


Se você julgar a reunião necessária, é preciso planejar o que vai acontecer nela, assim será mais efetiva. Nesse momento de planejamento você deve:


  • Definir objetivos claros;

  • Criar uma lista de possíveis imóveis;

  • Estabelecer as prioridades do que deve ser falado;

  • Estipular um tempo ideal para a reunião;

  • Escolher perguntas eficazes para conhecer o gosto do cliente.


Um bom planejamento com certeza te dará um norte durante toda a reunião, isso otimiza o tempo e transmite segurança para o cliente.


3. Escute mais e fale menos


Esse é um ponto importante! Não quer dizer que você deve ficar calado durante a reunião toda, mas ouvir o cliente é um ponto estratégico para que a reunião gere resultados.


O cliente está buscando as resoluções para os seus problemas no encontro com o corretor, que nesse caso é encontrar o imóvel ideal. Você deve saber a hora certa de interferir e explorar uma fala para a reunião ser produtiva.


Além disso, é ouvindo que você conhece mais do cliente e do que ele sonha no imóvel que está buscando, sendo assim, você saberá exatamente o que ele precisa.


4. Cuide da sua postura


Cada ocasião exige uma conduta, uma reunião com o cliente não é diferente.


Portanto, atente-se à sua postura em sala, à aparência e à pontualidade. Coloque-se no lugar do cliente e pense como você gostaria de ser recebido se estivesse no lugar dele.


5. Demonstre empatia


Demonstre que você é flexível e dedicado para encontrar o melhor imóvel para as exigências dele para a moradia.


Caso a solicitação vá além do planejamento, busque maneiras viáveis de atender o cliente sem frustrá-lo, lembre-se que você precisa atender as expectativas dele.


Saiba que o cliente também pode se sentir inseguro ao investir um valor alto, ao pensar no futuro e no que pode dar errado. Assim, você deve perceber as limitações dele de maneira atenciosa.


Uma reunião em que o cliente se sente atendido e compreendido gera uma relação de confiança entre vocês, assim, outras reuniões serão bem melhores e com prováveis vendas, com certeza!


6. Faça um atendimento de excelência


Lembre-se que todo esse planejamento deve estar atrelado à vontade de fazer um atendimento de excelência ao cliente.


Procure sempre ser simpático e gentil, não force uma compra que não atende exatamente o que o cliente quer, procure dar a melhor resposta para aquilo que ele realmente deseja de um imóvel.


Como diz o ditado “a pressa é inimiga da perfeição”, então, seja calmo e vá desenvolvendo no cliente durante a reunião a sensação de que você tem exatamente o que ele está precisando: o imóvel perfeito. Pacientemente, a reunião reverterá em lucro para você.


Agora que você já sabe tudo para conduzir bem uma reunião com o cliente, clique aqui e encontre mais dicas para ajudar você a vender mais imóveis!


9 visualizações0 comentário
bottom of page