• Alves Lima

Qual deve ser sua renda para financiar um imóvel

​Um dos principais sonhos dos brasileiros é ter sua casa própria. Mas muita gente acredita que não conseguem fazer isso, e imaginam quanto de renda precisam ter para financiar um imóvel.


Aqui você vai saber como o financiamento funciona, o que você precisa para conseguir financiar o imóvel e qual a renda mínima para isso. Acompanhe.




Como funciona o financiamento?


O financiamento imobiliário é uma das principais opções para a compra do primeiro imóvel, mas realmente pode facilitar muito a vida de quem não conseguiu juntar o dinheiro necessário para comprar à vista.


O banco funciona como um intermediário, que empresta o dinheiro para pagar boa parte do imóvel ao comprador e você fica devendo ao banco o valor emprestado, que receberá em prestações.


Normalmente os financiamentos têm longa duração, em média de 30 anos, mas depende do acordo que você pretende fazer sobre a quantidade de parcelas.


O valor financiado possui juros e o banco lucra por meio deles..


Os valores da parcela, facilidade de pagamento, limites permitidos para o financiamento, prazo, juros acrescidos, limite de valor do imóvel e duração de contrato pode ser diferente de banco para banco, privado ou público.


Mas o que eu preciso para financiar um imóvel no banco?


A Caixa econômica Federal é uma das principais instituições bancárias utilizadas para financiamento, assim cerca de 65% dos financiamentos no Brasil têm ela como responsável.


Os bancos, normalmente, financiam cerca de 50 a 90% do valor do bem, porém depende de várias coisas, por exemplo, se você é funcionário da rede privada ou rede pública.


Qual a renda mínima para conseguir financiar um imóvel?


Para conseguir financiar um imóvel, não existe uma regra de valor de renda, mas existe outra regra: a regra de 30%. Ela se refere ao valor mensal da parcela, que não deve ultrapassar o correspondente a 30% do valor da renda mensal da família.


Então, desta forma, a regra acaba restringindo a faixa de preços e protegendo a instituição financeira.


Um ponto importante: não é apenas o que ganha que é avaliado na hora de comprar um imóvel, mas sim se quiser adicionar renda de outras pessoas da casa, é possível para conseguir aumentar a renda total.


Com isso, permite que a família possa comprar um imóvel com valor de compra mais alto.


Você pode fazer uma simulação de financiamento online pelos dois principais bancos:


Caixa Econômica


Banco do Brasil


Quanto deve ser o valor da entrada do imóvel?


Para financiar um imóvel, você precisa entender, que mesmo que o banco financie, ele não financia o valor completo.


Então é fundamental que tenha dinheiro para a entrada, que vai influenciar também no valor das parcelas mensais a serem pagas. Assim, quanto maior o valor dado como entrada, menor será a parcela do financiamento.


A maioria dos bancos cobra uma média de 10 a 30% do valor como entrada, mas além das parcelas serem menores, os juros também serão.


Essa entrada não é paga ao banco, mas sim ao vendedor do imóvel, pois como falamos anteriormente, a instituição parcela dentre 50% e 90% do valor total, sendo o resto sua responsabilidade.


Para escolher o banco é importante analisar alguns pontos:


Se você já é cliente, o processo de aprovação de crédito pode ser mais fácil;


Quando não é cliente, as taxas de juros podem ser maiores.


E a dica de ouro é sempre se planejar financeiramente.

7 visualizações0 comentário