• Alves Lima

O que é Home Staging? Saiba como encantar o cliente na visita ao imóvel

O Home Staging é o responsável por acelerar a venda e o aluguel de inúmeros imóveis, mesmo que com um preço mais elevado. Quais são as suas estratégias para se destacar no mercado imobiliário? Com as diversas opções disponíveis e clientes cada vez mais exigentes, um imóvel precisa ter um conjunto de características para fazer com que o interessado chegue a entrar em contato.




O Home Staging vem justamente para gerar essa identificação do cliente com o imóvel a ponto de fazer com que ele se imagine morando naquela propriedade.


Continue a leitura e confira 7 técnicas de Home Staging para implementar na prática.


Entenda o que é Home Staging


Home Staging parte de 3 pilares: marketing, design de interiores e tendências do mercado imobiliário. É uma ferramenta que vem sendo decisiva para a venda ou aluguel de um imóvel.


Você concorda que o que define seu interesse para visitar um imóvel é a primeira impressão? Afinal, antes disso só vemos o espaço por foto.


No entanto, visualizar um imóvel vazio é um tanto quanto impessoal e algumas pessoas têm dificuldade de se imaginar morando naquela propriedade.

É aí que o Home Staging entra. O termo teve origem nos Estados Unidos na década de 70, em tradução literal ele significa “encenação da casa”.


Trata-se de um método onde se prepara o espaço para ser comercializado. Você pode, por exemplo, incrementar uma decoração funcional e padronizada, valorizar a iluminação ou apenas higienizar e reparar a estrutura.


São técnicas como essas que encantam o cliente à primeira vista e fazem com que ele se imagine morando em seu imóvel e, consequentemente, agende uma visita.


Qual a diferença de Home Staging para decoração?


A decoração é, na verdade, a expressão da nossa personalidade. No caso, é a essência dos moradores do imóvel.


No entanto, se você ainda está vendendo seu imóvel, ele não tem morador, ou seja, não tem personalidade. Por isso, a decoração utilizada no Home Staging é algo simples, prático, funcional e neutra, feita para agradar ao maior número de pessoas.


Por esse motivo, a decoração também deve ser algo flexível e que possa ser facilmente substituída pelos gostos do novo morador.


Sobretudo, você precisa apresentar o espaço como uma tela em branco onde o futuro morador possa deixar sua digital.


Confira 7 dicas para aplicar Home Staging na prática


1 - Comece pela limpeza


O primeiro passo para você vender qualquer coisa, não apenas imóveis, é a limpeza. Imagine que quem chegou até o anúncio da sua propriedade está procurando um novo lar para morar com a família ou começar uma nova fase da vida. Com toda a certeza, uma pessoa que carrega essas ideias não vai se interessar por um local sujo ou deteriorado.


Às vezes achamos que a estrutura precisa de reparos quando, na verdade, uma boa limpeza basta. Além disso, um ambiente limpo valoriza os pontos fortes da sua propriedade.


2 - Faça pequenos retoques


Quando um imóvel fica certo tempo vazio, é normal acumular mofo, infiltrações ou até pequenas lascas na parede. Esses retoques, apesar de simples, precisam ser corrigidos, pois são responsáveis por afastar um possível inquilino ainda na primeira foto.


São reparos simples, mas necessários para manter a conservação do seu imóvel a longo prazo, pois caso você alugue nas atuais condições, pode acabar com um prejuízo muito maior na próxima mudança.


3 - Escolha bem a paleta de cores


Uma das grandes características do Home Staging é que ele precisa agradar a todos os públicos, independente de seus gostos pessoais. Por isso, você precisa seguir um padrão estético básico que alcance o maior número de pessoas.


Por exemplo, apenas algumas pessoas iriam gostar de uma parede laranja no quarto, mas a grande maioria delas concorda que tons neutros são sofisticados e transmitem tranquilidade.


Além disso, uma paleta neutra é capaz de ampliar o espaço e favorecer a iluminação natural. Portanto, se o seu imóvel é pequeno e possui pouca passagem de luz, priorize ainda mais os tons claros.


4 - Mostre apenas o necessário


Faça uma limpa no seu imóvel antes de colocá-lo à venda ou para alugar. Retire os pregos da parede, tripés, apoios para TV e qualquer outra coisa que você queira se livrar.


O lugar de desapegar, definitivamente, não é no seu imóvel que está à venda, por isso retire todas as tralhas e ofereça um espaço clean e pronto para alguém chamar de lar.


5 - Valorize a iluminação


A iluminação natural é prioridade de muitas pessoas que procuram um novo imóvel, tanto pelo fator econômico quanto também pela sustentabilidade. Claro que não podemos esquecer que a iluminação natural, geralmente, também vem acompanhada de ventilação natural.


Além disso, uma boa iluminação realça a amplitude e pontos positivos do seu imóvel. Por isso, opte por fotografar a estrutura durante o dia.


6 - Venda o imóvel, não a decoração


Um erro muito comum ao decorar um imóvel é que as pessoas acabam vendendo mais a decoração que a propriedade em si. Vale lembrar que decoração é algo muito pessoal, por isso, opte por um cenário funcional e padronizado para abranger o maior número de pessoas.


A opção mais inteligente é sempre deixar o imóvel como uma tela em branco para que os futuros moradores possam personalizar de acordo com seu gosto.


7 - Aposte em fotos de qualidade


Por último, mas não menos importante, confie no poder de uma boa foto. E isso não é sobre fotos editadas, mas sim sobre fotos sinceras, nítidas e claras onde o inquilino possa ter real noção dos pontos fortes da estrutura, amplitude, divisão e demais detalhes.


Uma boa dica é fotografar o espaço durante o dia para aproveitar a iluminação natural. Além disso, tire fotos em plano aberto e também em plano detalhe, para valorizar itens presentes na propriedade, como uma bancada de mármore ou uma boa pia.


Outro fator importante é fotografar também o imóvel visto de fora, pois a fachada de um local costuma conquistar os interessados.


Precisa de orientação quanto ao mercado imobiliário além de uma carteira de imóveis de luxo? Então a Alves Lima é a imobiliária ideal para você, acesse nosso site e seja nosso parceiro.

8 visualizações0 comentário