• Alves Lima

7 principais erros cometidos por corretores de imóveis, que atrapalham as vendas

​A profissão de corretor de imóveis é uma das mais bonitas, afinal, ajudam a realizar o sonho da maioria dos brasileiros. No entanto, nem todo corretor está preparado para atender o mercado da melhor forma possível, cometendo algumas falhas que vamos expor aqui. Conheça os 7 principais erros cometidos por corretores de imóveis que atrapalham as vendas.




Não cumpre os prazos que promete ao cliente


Independentemente do tipo de imóvel em que o seu nicho de cliente se encaixe, em algum momento sempre precisará enviar algum documento, mandar uma resposta para uma pergunta do cliente, ou mesmo, enviar detalhes sobre o imóvel.

Acontece que muitos corretores acabam perdendo o prazo, por estar ocupado com outros clientes ou fazendo suas tarefas diárias.


Uma pesquisa divulgada pela superoffice.com, revelou que 75% dos entrevistados relatam o tempo de resposta como um dos pontos mais importantes para a experiência do cliente.


Portanto, além de responder o mais rápido possível, você não deve, de maneira nenhuma, esquecer o prazo.


Esquece do cliente


Não é incomum que clientes sejam esquecidos por corretores após uma visita, por exemplo. Isso além de deixar o cliente com uma péssima impressão, provavelmente, impossibilitará uma venda.


Quando alguém está procurando imóvel, costuma ser bombardeado pelas redes sociais, ou mesmo, pesquisa na internet e entra em contato com diversos outros corretores.


Então, se você costuma ficar no meio do processo, porque está atendendo muitos clientes, porque não achou que ele fosse fechar a venda, ou mesmo, porque está vendendo demais, está perdendo negócios, além de passar uma péssima impressão para o cliente.


Não saber ouvir


Gostar de falar está no sangue de todo vendedor, do corretor de imóveis não poderia ser diferente. No entanto, ao mesmo tempo que é uma grande vantagem, pode ser também um grande problema se não souber os momentos certos de ouvir.


Ouvir ajuda a entender o que o cliente realmente quer, saber quais informações você pode usar depois para quebrar as objeções que podem surgir e, além disso, conseguir pegar os detalhes sobre a vida e rotina do cliente, que indicam muitas vezes o imóvel perfeito para ele.


A nossa dica é que você saiba os momentos certos de falar, mas mais ainda, os momentos certos de ouvir e ouvir o máximo possível.


Desorganização


Muitas vendas são perdidas pela falta de organização. E nesse erro organizacional, falamos não apenas da agenda, mas de saber os prazos, guardar informações do cliente, saber o momento de ligar para conversar sobre o que o cliente achou do imóvel, saber se ele separou os documentos para a compra, etc.


Para isso, a melhor ferramenta para ajudar pode ser um CRM, no entanto, algumas outras ferramentas podem ser muito úteis.


Pouca disponibilidade


Todos nós somos imediatistas, ou seja, queremos que as coisas aconteçam muito rápido. Por isso, o atendimento, principalmente o primeiro, precisa acontecer de maneira acelerada.


Isso não quer dizer que você precisa estar disponível 24h por dia, mas que você possa responder com celeridade, que dê prazos coerentes e que cumpra esses prazos.


Imagine-se do outro lado. Você quer comprar um imóvel e já se decidiu sobre isso. Você já sabe o valor que tem para a entrada e o que o seu banco financia até determinado valor, portanto, agora só precisa conhecer os imóveis que se interessou para decidir. Então você entra em contato com o corretor, mas esse corretor só pode te levar na visita em uma semana.


Você esperaria por ele ou buscaria outro para saber se consegue mais rápido?


Busque ter uma agenda bem controlada e reservando sempre um tempo para as urgências que irão surgir, como clientes bem encaminhados que comprarão mais rápido.


Pressionar demais o cliente


Enquanto alguns corretores cometem a gafe de esquecer dos clientes, outros acabam pressionando demais.


Nossa dica é que você dê muita atenção a ele, mas que não pressione demais. Se mostre solicito e tente ajudar ao máximo, mas sem parecer que cobra resposta do cliente. Você pode perguntar se ele ficou com alguma dúvida ou se precisa de ajuda para decidir.


Não conhecer a fundo


Normalmente, os interessados em imóveis pesquisam bastante antes de falar com o corretor, portanto, muitas vezes já tem várias informações.


Isso faz com que o corretor precise estar afiado sobre detalhes que não são descritos no site da construtora. Por exemplo, saber que a localização tem ótimo acesso a outros pontos da cidade, trânsito tranquilo, várias opções de escolas e creches na região, etc.


Se ele percebe na conversa que você sabe o mesmo que ele sobre o imóvel, provavelmente não vai fazer muita questão de continuar com o atendimento.


Esses são os 7 principais erros cometidos por corretores de imóveis. Lembra de algum que não está na nossa lista? Deixe seu comentário.


1 visualização0 comentário