top of page
  • Foto do escritorAlves Lima

6 coisas que você precisa saber antes de comprar um imóvel

Comprar um imóvel é sempre empolgante, mas requer muita atenção e cuidado aos detalhes porque pode trazer muita alegria ou muita dor de cabeça no final. Para te ajudar, hoje vamos mostrar 6 coisas que você precisa saber antes de comprar um imóvel.

1. Você precisa definir quais são as prioridades da família


Antes de começar a procurar por um imóvel é importante pensar nas necessidades da família. Observar quais itens gostaria que possuísse, quais os objetivos dos membros da família, como ficar mais próximo do trabalho ou escola dos filhos, ou um apartamento maior, por exemplo.


Algumas questões a se fazer antes mesmo de começar a procurar são:


  • Quais bairros atendem as nossas expectativas?

  • O que precisa ter no condomínio, por exemplo, piscina, deck, academia e salão de festas?

  • Quantos quartos/suítes, banheiros ou metragem é o ideal?


Também é importante envolver todas as pessoas da família, ou melhor, as que vão morar junto, pois ao buscar respostas para essas perguntas, todos podem incluir os seus desejos e expectativas de uma boa moradia e assim todos estarão satisfeitos, obviamente respeitando as condições da negociação.


2. Entenda como funciona o processo de compra


O processo de compra pode ser muito simples, mas também muito complexo quando não entende bem como funciona, inclusive, trazer frustrações desnecessárias. Antes de pesquisar por imóveis, compreenda a burocracia envolvida nos trâmites, as taxas, documentos necessários e os detalhes de negociação.


Após aprender mais sobre o processo você estará pronto para começar a procurar pelo imóvel dos sonhos.


Aqui na Alves Lima, a equipe ajuda nossos clientes a entender melhor e buscamos explicar tudo para que não fique nenhuma dúvida, dando total segurança e confiança ao processo.


3. Saiba quais são os custos da transação

Como você já deve imaginar, existem despesas no processo de compra e venda que vão além do valor do imóvel, como Imposto de transmissão de bens imobiliários – ITBI e custos com o cartório, que podem variar conforme cada município.


Além dos custos de transação, analise as condições do imóvel para não precisar fazer reparos não previstos, para isso, observe a qualidade dos acabamentos e materiais antes de fechar negócio.


4. Defina o orçamento para a compra


Outra questão importante antes de comprar um imóvel é o orçamento. Para que a compra faça sentido, é necessário um planejamento financeiro que caiba no bolso da família.

Se possui a quantia necessária para comprar a vista, basta apenas que escolha e averígue o real valor do imóvel antes de comprar.


Caso precise financiar, fique atento também aos valores das parcelas e se não comprometerá o orçamento mensal da família, pois pode demorar até 360 meses para pagar, dependendo do banco e da sua escolha.


Existem opções diferentes para o financiamento e isso também deve ser estudado. Dentre elas você pode financiar por bancos privados, instituições financeiras e, em alguns casos, até pela própria construtora.

Outro detalhe importante é definir o orçamento total, ou seja, até que preço pode pagar, após saber qual a forma de pagamento e os detalhes da compra, evite passar desse valor a todo custo.


5. Faça pesquisas sobre a construtora


Além de pesquisar os imóveis que atendem as expectativas da família, é importante pesquisar sobre os antecedentes da construtora, afinal, sabemos que problemas de projeto e execução só surgem depois de alguns anos.


Opte por uma empresa de qualidade, não necessariamente por nome no mercado, mas sim pelos imóveis, entregas e verifique reclamações em sites como o Reclame Aqui para conhecer um pouco da índole e evitar dor de cabeça no futuro.


6. Tenha olhos de investidor


Comprar um imóvel é empolgante, principalmente se falamos do primeiro apartamento próprio e apesar de ser excitante, muitas vezes a ansiedade nos prega peças. Por isso, analise os imóveis com olhos de investidor.

O que nós queremos dizer com isso? Busque valor agregado. Isso quer dizer, escolha boas localizações, infraestrutura, conveniências e tudo que pode tornar o imóvel ainda mais valorizado no futuro.


Além disso, é importante lembrar que a compra deve ser feita de forma racional, portanto, mesmo que se encante de primeira, busque os detalhes, compare com outros imóveis e só após analisar os prós e os contras de cada um você deve decidir.


Após analisar essas seis coisas, você estará pronto e seguro para comprar o seu próximo imóvel. Se precisa de ajuda, ou quer escolher os melhores imóveis da cidade, com a garantia de qualidade da Alves Lima, fale com a gente.


13 visualizações
bottom of page