• Alves Lima

5 dicas para usar o WhatsApp Business no mercado imobiliário

Ele se tornou uma ferramenta importantíssima para o trabalho de corretores do Brasil, afinal, possui muitas funcionalidades e maneiras de se comunicar com os possíveis clientes, além das mensagens. Aqui damos as dicas para usar o WhatsApp Business no mercado imobiliário. Confira.



Qual a diferença entre WhatsApp Business e WhatsApp convencional?


Antes de ver as nossas dicas, é preciso entender o que os dois têm de diferente, mas também porque você deve usar o comercial e não o pessoal.


A versão business possui algumas diferenças importantes, pois, embora os dois possuam a mesma função de conectar as pessoas, o comercial possui outras vantagens. Confira:


Perfil empresarial


Identifica a conta como comercial e dá mais credibilidade, afinal, o possível cliente saberá que está falando com um contato formal.


Adicionar descrição profissional


A descrição possui um espaço para falar um pouco de você, profissionalmente, também contato de e-mail, site e horário de atendimento. Além disso, você também pode escolher uma categoria de negócio.


Catálogo


Os clientes também podem acessar um catálogo de produtos nas informações do seu contato.


Ferramentas de mensagem


No aplicativo você também pode configurar mensagens. Por exemplo, mensagem de ausência, saudação, respostas rápidas e ainda pode classificar as pessoas que falam com você conforme etapa de atendimento.


Além dessas, também possui outras funções, como:


  • Lista de transmissão ilimitada;

  • Sincroniza com o Instagram e Facebook;

  • Cria um link curto de contato.


Importante:


Não dá para usar o mesmo número em duas contas do WhatsApp, no entanto, você pode usar dois números

diferentes em um único aparelho.


Também é importante saber que dá para transformar seu número em WhatsApp Business, mas faça um Backup antes, pois seu histórico de conversas será perdido.


5 Dicas para corretores que usam o WhatsApp Business


1. Classifique os contatos por tag


Se você é um corretor ativo, deve ter muitas conversas em andamento, por isso, para conseguir saber quem acompanhar com mais atenção, use tags.


Veja alguns exemplos:


  • Cliente Novo;

  • Proprietário;

  • Pouco interesse;

  • Potencial alto;

  • Cancelado;

  • Negociação com o banco;

  • Fechado.


Classificando por tags você pode fazer um acompanhamento mais assertivo e colocar seus esforços no que mais importa.


2. Capriche nas mensagens automáticas


Como falamos anteriormente, no WhatsApp Business é possível preparar mensagens automáticas para as pessoas que falarem com você terem uma resposta e não ficarem no vácuo. Isso é importante para que os clientes saibam que você não atendeu por alguma razão, por exemplo, uma reunião.


Para configurar é simples:


Abra o aplicativo, clique no menu e depois nas configurações, após isso, clique em mensagem de ausência ou mensagem de saudação, habilite a função e inclua o texto.


O que escrever na mensagem de saudação?


A mensagem de saudação é simples, basta uma saudação, como “Olá”, “Oi”, um cumprimento, por exemplo, “Como vai?” ou “Tudo bem?” e iniciar a conversa.


Essas são algumas opções:


Olá! Tudo bem? Você fala com (adicionar seu nome), corretor de imóveis, em que posso te ajudar?


Seja bem-vindo! Como vai? Como posso te ajudar com imóveis hoje?


O que escrever na mensagem de ausência?


A mensagem de ausência serve para avisar ao contato que você não pode responder no momento, mas que irá assim que puder.


Escreva uma saudação, informe por que não pode atender e finalize avisando que logo falará.​


3. Cuidado com a lista de transmissão


Antes de sair enviando mensagens para todos os seus contatos, você precisa ter a autorização deles. Essas mensagens podem ser invasivas e passar má impressão, além de não ser muito produtivo.


Ademais, você também deve escolher bem o que envia, afinal, algumas mensagens podem ser desinteressantes e ter o efeito contrário ao que você espera.


4. Envie notícias e informações relevantes


Se você quer enviar mensagens, separe notícias e conteúdos importantes para a fase em que o cliente se encontra. Assim, você ajuda a entenderem melhor o processo, documentação, valores etc.


É preciso segmentar bem o que envia, para não enviar conteúdo errado para o cliente errado. Com isso, você terá um papel importante na compra dele, além de fechar a venda.


Para aqueles clientes que estão procurando algo você pode enviar os imóveis que foram surgindo, claro, com as características que o cliente busca.


5. Divulgue bem o número


Não adianta ter um WhatsApp Business super otimizado, se não distribui o contato. Por isso, não esqueça de criar e adicionar (linkar) o número em um cartão online, colocar o link na sua BIO do Instagram e Facebook e adicionar nos seus anúncios de imóveis.


Bônus


Capriche na descrição e nas mensagens!


Faça uma boa descrição, que chame atenção e seja honesta. Quando mandar conteúdo, não esqueça de adicionar um CTA (Call To Action), ou melhor, qual o próximo passo. Por exemplo, “siga meu Instagram” ou “Quer saber mais? Fale comigo.”


Isso vai fazer muita diferença!


Agora você já sabe como caprichar no WhatsApp Business. Quer fazer uma ótima parceria no mercado imobiliário? Clique aqui e fale com a gente.








8 visualizações0 comentário